Dia 27/10/2015
22:06
Compartilhar

A principal obrigação do atacante no futebol é fazer gols. No Palmeiras, porém, além de não seguirem isso, os homens de frente do elenco têm se especializado em novas funções, não muito agradáveis: fazer falta e receber cartão.

O ataque do Verdão é o quinto pior do Campeonato Brasileiro, com 35 gols feitos em 30 jogos, o que dá uma média de 1,16 por duelo.

Se os números gerais do setor ofensivo da equipe são ruins, a atual fase é ainda mais desanimadora. Já são oito partidas consecutivas que o time não consegue marcar mais de um gol. A última vez que atingiu tal feito foi no 2 a 2 contra o Atlético-PR, no dia 7 de setembro, a única deste segundo turno.

Para piorar, exceto Maikon Leite, que marcou contra o Flamengo, na última semana, todos os outros atacantes do elenco vivem longo jejum de gols.

A péssima fase também é comprovada se comparar os números dos nove homens de frente utilizados na competição com os de Borges, artilheiro do torneio: juntos, eles têm 15 gols, contra 21 do santista.

E além de não balançar as redes, o ataque do Verdão tem se destacado por outro fator negativo neste Campeonato Brasileiro: as infrações.

Com 23 cartões amarelos recebidos em 30 jogos, é o setor do time que é mais advertido dessa forma. Luan, com 12, é o recordista, seguido de Kleber, com sete. Dinei, Vinícius, Maikon Leite e Fernandão completam a lista, com um cada um.

Para se ter uma ideia do “exagero”, os zagueiros e volantes, setores de contenção, levaram 15 e 21 cada, respectivamente.

O fato pode ser explicado pela função que os atacantes têm no time, de ajudar na marcação, principalmente os que jogam abertos. De acordo com números da parceria LANCE!-Footstats, Luan é o jogador que mais comete infrações no Brasileirão, com média de 2,9 por jogo. Entre os atacantes, Kleber é o sexto, com 2,4.

Além das faltas em campo, a falta de qualidade na frente tem atrapalhado o Palmeiras no Brasileirão.

Infrações no Brasileirão
Atacantes mais faltosos (com pelo menos dez jogos)


Cartões amarelos e vermelhos por setor

Goleiros: A: 1 / V: 0
Zagueiros: A: 15 / V: 1
Laterais: A: 12 / V: 1
Volantes: A: 21 / V: 1
Meias: A: 12 / V: 0
Atacantes: A: 23 / V: 0

Jejum no ataque

Luan
Com sete gols, é o artilheiro do time no Brasileirão. Mas não marca desde 4 de setembro, no 1 a 1 com o Cruzeiro.

Fernandão
Seu último gol foi no dia 7 de setembro, no empate em 2 a 2 com o Atlético-PR. Ele marcou duas vezes no Nacional.

Kleber
Seu último gol foi pela Sul-Americana, contra o Vasco, em 25 de agosto. No Brasileiro, não marca desde 19/6.

Maikon Leite
Enfrenta o menor jejum. Marcou na última quarta contra o Flamengo (1 a 1).

Ricardo Bueno
Em nove partidas, ele ainda não desencantou com a camisa alviverde.

Dinei
São 11 jogos e nenhum gol no Nacional.

Siga o Lance! no Google News