Os clubes brasileiros querem aumentar a fatia de arrecadação com bilheteria em 2012. Diante do resultado do levantamento divulgado pelo LANCENET! e do crescimento abaixo do esperado nos últimos sete anos, a promessa é de mobilização para que os rendimentos sejam mais significativos na próxima temporada.
Um dos exemplos é o campeão brasileiro. Mesmo com a liderança do ranking de receitas – faturamento líquido de R$ 13 milhões –, o Corinthians promete ampliar o programa sócio-torcedor. A diretoria do Timão diz que vai transformar o cartão do associado em uma ferramenta de débito/crédito, visando facilitar a comercialização dos ingressos.
A estratégia de usar a política de sócios para turbinar a arrecadação não é exclusividade do Corinthians. Internacional e Figueirense, por exemplo, usarão planejamento semelhante. No caso do time catarinense e também do Cruzeiro, um reajuste nos ingressos está em pauta.
– A bilheteria é fundamental no nosso orçamento e os associados têm uma parcela importante nisso. Como foi em 2011, continuaremos com promoções e um reajuste deve ser definido no começo do ano – revelou Renan Dal Zotto, diretor de marketing do Figueira, que atualmente cobra R$ 50 (arquibancada) e R$ 100 (cadeiras) no Orlando Scarpelli.
Bahia descarta reajuste
Segundo colocado no quesito média de público, mas ocupando o terceiro posto na arrecadação com bilheteria, o Bahia quer subir no ranking, mas não vê o aumento do ingresso como alternativa viável para engordar os cofres em 2012.
– Pelo perfil da população de Salvador, deixar o ingresso mais caro está descartado. Hoje os preços são R$ 30 (arquibancada, 90% da capacidade de Pituaçu) e R$ 60 (cadeiras, que representam os outros 10%) – disse o gerente de marketing Leandro Bahiense.
Galo: atitude já em janeiro
Mesmo tendo levado uma média maior do que 14 mil torcedores/jogo à Arena do Jacaré, o Atlético-MG foi quem menos lucrou com bilheteria. Até por isso o presidente Alexandre Kalil já avisou: programa de sócios entra em vigor já em janeiro. Mas o preço da arquibancada seguirá R$ 5, por enquanto.
Para se ter uma noção do fiasco atleticano, o rival Cruzeiro – que também mandou jogos em Sete Lagoas –, teve média de público menor, mas lucrou três vezes mais neste ano.
Com a palavra
Marcone Barbosa, Gerente de Marketing do Cruzeiro
"No Independência, preço aumentará"
As complicações que tivemos neste ano foram pela falta do Mineirão. Em 2012, esperamos ao menos dobrar o rendimento com o Independência. Além disso, já está tudo desenhado para que o sóciotorcedor seja reativado. Tivemos que baixar o preço em Sete Lagoas pelo deslocamento da torcida e em 2012 o ingresso será mais caro. Não sabemos quanto.
Ações para faturar mais com bilheteria
Corinthians
O clube pretende melhorar seu plano de sócio-torcedor, transformando o cartão individual em cartão de débito e crédito, com benefícios e descontos em lojas franqueadas, pontuação para troca de produtos, etc.
Internacional
Aumento no quadro de sócios é a chave. Otimizar a comercialização (internet e auto-atendimento).
Fluminense
Tem um plano traçado para o uso do Engenhão, mas, segundo o vice-presidente de marketing, Idel Halfen, só será divulgado em janeiro.
Cruzeiro
A aposta está em mandar os jogos no Independência, em Belo Horizonte. O sócio-torcedor será reativado e o valor das entradas também subirá.
Figueirense
Planejar promoções, como o “compre um e leve dois”. Aumentar os sócios, mas reajustar o preço dos ingressos.
Atlético-MG
Programa de sócios começa em janeiro, mas preços dos ingressos continuam os mesmos.