Um dos objetivos do Fluminense no Brasileirão, a vaga na Copa Libertadores do ano que vem não está próxima de ser garantida. Isso porque os altos aproveitamentos dos três primeiros colocados e o novo regulamento imposto pela CBF para o campeonato alteraram as previsões para 2012.
Desde que o modelo de disputa por pontos corridos com 20 concorrentes foi implementado, em 2006, o último classificado para a Libertadores tem atingido em média 61 pontos (isso sem levar em consideração os campeões da Copa do Brasil e do próprio torneio latino-americano). Líder com 56 pontos, o Tricolor só precisaria então, teoricamente, de mais duas vitórias para assegurar um lugar no torneio continental.
Mas a prática promete ser bem diferente este ano. O campeonato só concederá três vagas para a Copa Libertadores de 2013. A que seria para o quarto colocado só será disponibilizada caso nenhum brasileiro conquiste a Copa Sul-Americana.
Para o matemático Tristão Garcia, o Fluminense terá de atingir algo próximo de 70 pontos para poder assegurar uma vaga e disputar a Copa Libertadores na próxima temporada.
– Essa quarta vaga depende da Sul-Americana. Com os três da frente nesse ritmo, deverá ser algo na faixa dos 70 pontos – comentou o especialista.