Os maiores títulos da carreira de Fernandão foram conquistados no Internacional. Mas o primeiro amor do ex-atacante foi o Goiás. Ele participaria de um dos momentos mais vitoriosos da história do clube, conquistando oito títulos e marcando seu nome entre os maiores do Esmeraldino. O Fernandão que ganhou o Mundo com o Colorado nasceu no Goiás.
Quis o destino que Fernandão escolhesse o futebol. A sua mãe, Dona Marli, via no filho um administrador. Sua missão seria cuidar das fazendas da família. Fernandão acabaria sendo um líder sim, mas dos futuros companheiros.
A chegada ao Goiás foi em 1990, com 11 anos e para ser comandado pelo técnico Alan Kardec Alves. Foi ele o responsável por mudar a posição do futuro ídolo esmeraldino: passou da zaga para o ataque. A gratidão de Fernandão com quem tanto lhe ensinou seria provada anos mais tarde, quando ele quitou as 23 parcelas atrasadas do apartamento do seu primeiro treinador.
Alçado ao time principal do Goiás em 1995, com 16 anos, Fernandão se firmou em 1999, quando foi fundamental para o título da Série B, tendo marcado 11 gols. Além da Segundona, Fernandão levou cinco Campeonatos Goianos (1996, 1997, 1998, 1999 e 2000), e a Copa Centro-Oeste de 2000 e 2001. Foram 108 gols em 271 jogos pelo Goiás ao longo de duas passagens.
– Ele foi nossa referência técnica. Era acima da média e muito apaixonado pelo Goiás. A paixão dele pelo Goiás era muito nítida. Foi um grande prazer ter tido o Fernandão como jogador – destacou o técnico Hélio dos Anjos, que está em sua quinta passagem à frente do Esmeraldino, e trabalhou ativamente com Fernandão no clube entre 1999 e 2001.
Em seu retorno ao clube, em 2009, chegou de helicóptero ao Serra Dourada. Festa justificável. Querido por milhões, o ídolo Fernandão surgiu no Esmeraldino. Foi na sua Goiânia que nasceu a lenda.