No dia 14 de fevereiro de 2011, um dos maiores jogadores do futebol mundial anunciou sua aposentadoria. Ronaldo Luis Nazário de Lima se despediu dos campos naquela tarde, mas sua carreira ficou marcada na cabeça dos torcedores graças aos vários momentos marcantes que ele viveu. Transferências milionárias, lesões graves, cirurgias, gols em final de Copa do Mundo, o Fenômeno Ronaldo passou por tudo, sempre com a perseverança e a determinação que se tornaram suas marcas.
Um ano depois de sua aposentadoria, relembre alguns acontecimentos importantes da brilhante carreira deste jogador.
1- Cruzeiro 6 x 0 Bahia - 1993
Em seu primeiro ano como jogador profissional, com apenas 16 anos, Ronaldo já dava mostras de que seria o grande jogador que veio a ser. Em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o craque teve uma atuação de cinema. Marcou cinco gols, deu uma assistência e destruiu o Bahia do goleiro Rodolfo Rodrigues.
2- Brasil 2 x 0 Argentina - 1994 - Estreia na Seleção Brasileira
Em março do mesmo ano, o jovem Ronaldo, ainda longe de ser o Fenômeno, fez seu primeiro jogo com a camisa do Brasil. Ele entrou na metade do segundo tempo substituindo Bebeto, que marcou os dois gols do jogo. Apesar de ter feito uma atuação discreta, não demoraria muito para Ronaldo começar a se destacar pela Seleção.
3- Brasil 3 x 0 Islândia - 1994 - Primeiro gol pela Seleção
No jogo seguinte a sua estreia, Ronaldo começou de titular e marcou seu primeiro gol no amistoso contra a Islândia, em Joinville. O atacante ainda chutou uma bola na trave e deu uma assistência para Viola marcar.
4- Copa do Mundo de 1998
Depois de ser campeão da Copa de 94 sem entrar em campo, Ronaldo chegou à Copa de 98 como principal esperança do ataque brasileiro. O atleta vinha de passagens excelentes por Barcelona e Inter de Milão e fazia uma grande Copa, com gols contra Marrocos, Chile e Holanda. A decepção veio na final, no dia do grande jogo Ronaldo sofreu uma convulsão e só foi confirmado como titular momentos antes da partida. O resultado foi uma fraca atuação do atacante e vitória da França por 3 a 0.
5- Inter de Milão 1 x 2 Lazio - Jogo de ida da final da Copa da Itália 1999/2000 - Lesão grave no joelho
Em 12 de abril de 2000, Ronaldo fez seu primeiro jogo após uma lesão no joelho o afastar dos gramados por cinco meses, a final da Copa da Itália. Mas logo no início do jogo o atacante sofreu uma nova lesão no joelho que lhe custou oito meses e duas cirurgias.
6- Copa do Mundo de 2002
Após se recuperar da lesão sofrida na partida diante da Lazio, Ronaldo voltou a jogar pela Inter de Milão, mas a verdadeira ressurreição do jogador veio na Copa do Mundo de 2002. Ronaldo marcou logo em sua primeira partida pela Seleção, um amistoso contra a Malásia. Mas não ficou por aí, o Fenômeno fez oito gols em sete jogos (dois na final contra a Alemanha) e foi o principal nome do Brasil na conquista, além de artilheiro da Copa do Mundo.
7- Três vezes melhor do mundo - 1996, 1997 e 2002
Ronaldo foi eleito pela FIFA três vezes o melhor jogador do mundo. As duas primeiras de forma consecutiva, quando jogava pelo Barcelona, e a terceira vez após a sua excelente atuação na Copa do Mundo de 2002. O atacante foi o primeiro jogador a ganhar o título em dois anos seguidos e também o primeiro a vencer três vezes.
8- Corinthians 1 x 1 Palmeiras - Primeiro gol pelo Corinthians - 2009
Ronaldo chegou ao Corinthians após uma passagem com altos e baixos pelo Milan, uma nova lesão no joelho em fevereiro de 2008 o afastou do futebol durante todo aquele ano. O jogador veio se tratar no Flamengo, seu clube do coração, mas acabou indo jogar no Corinthians.
Sua estreia foi discreta, o atacante passou em branco contra o modesto Itumbiara pela Copa do Brasil em 2009, o grande momento aconteceu em seu segundo jogo. Ronaldo entrou no segundo tempo do clássico contra o Palmeiras e incendiou o jogo, com bons dribles e um chute na trave. Mas o melhor ainda estava por vir, o Corinthians perdia por 1 a 0 até os 44 minutos do segundo tempo, quando Douglas bateu escanteio e Ronaldo marcou de cabeça. O jogador, seus companheiros e a torcida explodiram de alegria e derrubaram o alambrado do estádio em Prudente.
9- Anúncio da Aposentadoria - 14 de fevereiro de 2011
Após dois anos e dois títulos como jogador do Corinthians, Ronaldo decidiu anunciar oficialmente sua aposentadoria. Dizendo não suportar mais as dores que sentia, Ronaldo agradeceu o apoio que recebeu dos torcedores e lamentou ter que deixar de fazer o que sempre gostou.
- Depois de mais uma lesão, eu refleti muito em casa e decidi que era o momento. É muito duro abandonar o que te deixa feliz - disse o craque, antes de completar - Tenho que assumir algumas derrotas, eu perdi para o meu corpo.