Dia 13/10/2015
13:01
Compartilhar

Neste sábado, Caldense e Tupi se enfrentam pelo Campeonato Mineiro. O jogo será histórico para dois personagens do confronto. Léo Condé, treinador do time de Poços de Caldas, e Felipe Surian, comandante do time de Juiz de Fora, se enfrentarão pela primeira vez na carreira. Os dois técnicos viverão um momento diferente, já que trabalharam “do mesmo lado” por muito tempo - além de terem uma amizade de longa data fora dos gramados. Outro ponto em comum é o fato de ambos os profissionais terem treinado tanto a ‘Veterana’ quanto o ‘Galo Carijó’ e de poderem reencontrar antigos colegas de trabalho na partida deste fim de semana no sul de Minas.

Léo Condé treinou a Caldense pela primeira vez em 2014, quando a equipe brigou pela vaga nas semifinais do Campeonato Mineiro até a última rodada. Já neste ano, a Veterana repete a boa campanha e está invicta no estadual. O treinador, de 36 anos, conta como conheceu Felipe Surian e elogia o colega de trabalho, relembrando sua trajetória:

- Conheci o Surian quando ele ainda era garoto, pois seu pai era diretor da base do Tupi. Depois, ele foi para o juniores do América e, quando eu fui contratado pelo clube, ele já estava no profissional. Já em 2009, tive a primeira oportunidade de trabalhar no Tupi e quis levá-lo para jogar no time. Porém, devido às lesões, ele decidiu encerrar a carreira e aí surgiu a ideia de integrá-lo à comissão técnica do clube. Assim, trabalhamos juntos até 2011 e pudemos desenvolver uma parceria muito boa. O Surian tem uma identificação muito forte com o Tupi, que começou desde as escolinhas do clube, e creio que sua dedicação com a profissão faz com que ele seja respeitado e já tenha construído uma trajetória vencedora por lá. - disse.

Como mencionado por Léo Condé, Felipe Surian, de 33 anos, tem uma longa história no Tupi. Na etapa como auxiliar, ele integrou a comissão técnica que conquistou o maior título da história do clube: a Série D do Campeonato Brasileiro em 2011. Antes disso, ele trabalhara por três temporadas sob o comando de Condé. Já como treinador, teve uma ótima primeira passagem em 2013, quando encerrou o Campeonato Mineiro na quinta colocação e conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.

Surian relembra momentos do trabalho com o antigo ‘chefe’ e espera “superar o professor” no primeiro confronto entre os treinadores:

- O Leonardo Condé foi quem me convidou para trabalhar na parte técnica em 2009 e fui seu auxiliar por três temporadas. Ficou marcada a campanha que fizemos na Série D do Campeonato Brasileiro de 2009, do qual não conseguimos o acesso para a Série C por um erro de arbitragem. Sou muito grato a ele pelos ensinamentos durante os três anos que estivemos juntos. Agora, é a vez de nos enfrentarmos e espero que o aluno mostre estar pronto para surpreender o professor. -  afirmou

Caldense e Tupi brigam por uma das quatro vagas na semifinal do Campeonato Mineiro. A partida entre Caldense e Tupi será válida pela sexta rodada e está marcada para as 17h deste sábado. A Veterana ocupa a quinta colocação da competição, com nove pontos. Já o Tupi vem em sétimo, com seis pontos conquistados.

Siga o Lance! no Google News