Festa na frasqueira. Apesar da derrota na primeira partida diante do Santa Cruz do Inharé, por 1 a 0, fora de casa, o time abecedista fez valer o seu favoritismo e reverteu o placar adverso do primeiro jogo, vencendo o Tricolor do Inharé pelo placar de 3 a 1, e assim conquistou o seu 52° título da história.
A torcida do Mais Querido proporcionou uma grande festa do primeiro ao último minuto no Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão. O time do técnico, Leandro Campos, é dono de uma campanha invejável. Sem contar as partidas finais, que não somam pontos, foram 16 vitórias, um empate e apenas uma derrota em 18 jogos disputados, o que representaria 49 pontos ganhos.
Com a conquista do Campeonato Potiguar, o time das letrinhas continua sendo o recordista de títulos Estaduais de todo o Brasil. O time do povo levantou o troféu em 52 oportunidades.
ABC domina os 45 minutos iniciais
A partida na primeira etapa foi bastante movimentada, com o time natalense chegando com perigo ao gol do goleiro do Santa Cruz-RN. Porém o time do Inharé apresentou seu cartão de visitas logo com dois minutos de jogo. Paulinho mandou uma bomba de fora da área, que passou rente a trave, assustando o goleiro, Wellington do ABC.
A partir dos seis minutos, o ABC passou a tomar de conta da primeira etapa. Em jogada pela direita, o lateral-esquerdo Pio cruzou para a área e o meia Renatinho chegou finalizando na trave. Aos 12 minutos, foi a vez de Reinaldo assustar o goleiro Isaías. O jogador abecedista chutou de fora da área para grande defesa do goleiro do Santa Cruz.
Aos 13 minutos de jogo não teve jeito, Leandrão recebeu passe de calcanhar de Gabriel e ficou de frente para o goleiro adversário. o atacante do Mais Querido chutou forte, sem chances de defesa para o goleiro do Trairi: 1 a 0 para ABC e festa no Frasqueirão.
Aos 21 minutos, o jogador Pio chutou de fora da área, a bola bateu na rede pelo lado de fora, enganando parte da torcida abecedista que comemorou ao pensar que a bola estava no fundo das redes. Aos 27 minutos, o ABC voltou a assustar com o zagueiro, Irineu que quase ampliou o marcador. Em escanteio cobrado o zagueiro abecedista cabeceou com perigo contra o gol do goleiro Isaías.
De tanto insistir o ABC conseguiu o segundo gol. Aos 40 minutos, Cascata ampliou para o time da casa. O jogador recebeu um lançamento preciso de Reinaldo, invadiu a grande área e chutou na trave, a bola voltou nos pés do craque alvinegro, que dessa vez não perdoou, chutou forte para balançar as redes e fazer a festa da torcida do ABC no Frasqueirão: 2 a 0.
O Mais Querido ainda voltou a assustar na primeira etapa. Em boa troca de passes o jogador Gabriel chutou forte para a defesa do goleiro, Isaías, do Santa Cruz. Final de primeiro tempo e ABC com boa vantagem no marcador.
Santa Cruz parte para cima em busca do empate
Precisando de pelo menos dois gols para ser campeão do Estadual, o Santa Cruz partiu para cima do ABC, porém não assustou o goleiro Wellington. Aos sete minutos, o ABC teve ao seu favor uma falta perigosíssima no círculo da grande área. Thiago Garça mandou uma bomba rasteira que passou do lado direito do goleiro, Isaías.
Aos 13 minutos, em um lance isolado, o Santa Cruz-RN conseguiu descontar em falta cobrada. Felipe Alves, que entrou na segunda etapa, em bela cobrança, recolocou o time do Inharé novamente no jogo. O Santa Cruz jogava bem, porém aos 24 minutos, o zagueiro, Pantera, fez falta dura por trás em Leandrão e foi expulso pelo árbitro Leandro Vuaden.
Logo em seguida, a expulsão do zagueiro Pantera, o ABC aumentou o placar. A zaga do Santa Cruz se enrolou e Jackson aproveitando a bobeira, driblou o goleiro e mandou para o fundo do gol: 3 a 1.
O ABC passou a administrar a partida, porém o Santa Cruz ainda voltou a ameaçar. Aos 31 minutos, Quirino recebeu na área e chutou rasteiro, o goleiro, Wellington deu rebote, mas Basílio chegou para afastar o perigo.
O técnico do Santa Cruz, Wassil Mendes, acabou expulso depois de reclamar da arbitragem de Leandro Vuaden.
Com o resultado de 3 a 1, e com um jogador a mais, o time abecedista passou a controlar o jogo. Aos 43 minutos, Pio recebeu cruzamento e chutou na trave, no rebote Leandrão chutou forte, a bola bateu na zaga do Santa Cruz, que salvou em cima da linha.
Não havia mais tempo para nada e aos 47 minutos, o árbitro, Leandro Pedro Vuaden apitou o final de jogo e a torcida presente no Frasqueirão foi ao delírio com o 52° título conquistado pelo time da capital do Rio Grande do Norte.
FICHA TÉCNICA
ABC 3 X 1 SANTA CRUZ-RN
Local: Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão em Natal - RN
Data/Hora: 08/5/2011 - 17H
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Luis Carlos Câmara (RN) e Lorival Candido das Flores (RN)
Cartões amarelos: Renatinho (ABC); Michel (Santa Cruz)
Cartão vermelho: Pantera 24'/1/2T;
Gols: Leandrão 13'/1T; Cascata 39'/1T; Jackson 25'/2T (ABC); Felipe Alves 13/2T.
ABC: Wellington; Pio, Tiago Garça, Irineu (Leonardo) e Renatinho Potiguar, Basílio, Bileu, Reinaldo (Ricardo Oliveira) e Cascata, Leandrão e Gabriel (Jackson).
SANTA CRUZ-RN: Isaías; Rafinha, Pantera, Michel e Marciano; Andre Luis (Wlademir), Robson, Lano, Paulinho Mossoró (Alvinho); Quirino e Didi Potiguar (Felipe Alves). Técnico: Wassil Mendes.
Dia 27/10/2015 23:45