Nesse Campeonato Brasileiro, Gabriel não tem sido tão proveitoso para a equipe do Flamengo, quanto no Estadual. A última partida em que o meia se destacou foi na 5ª rodada diante do Criciúma, onde foi o autor de dois gols, um inclusive sendo olímpico – fato inédito na carreira. No treino desta quarta-feira, após o ténico Mano Menezes fechar a atividade por quase duas horas à imprensa, o camisa 10 ficou fazendo trabalhos técnicos separadamente, e com isso, deve ir para o bando de reservas.
- Eu não gosto muito do termo preservado. Procuramos fazer a escolha que é melhor para a equipe. Gabriel ficou fora, o Paulinho também. Utilizamos o Rafinha nos jogos anteriores e houve um desgaste e precisei tirar. Vamos fazer a melhor escolha para o time sem mudar o padrão. Quem precisar entrar, vai entrar sabendo o que tem de fazer - comentou Mano
Em 19 rodadas defendendo o Rubro-Negro neste Brasileiro, Gabriel balançou as redes apenas duas vezes. O jovem de 23 anos chegou ao Flamengo no início da temporada, após ser tido como revelação do Bahia no ano anterior. Porém, o meia rubro-negro não teve formação completa nas categorias de base, durante a infância. Gabriel foi descoberto em uma pelada, em Salvador, e seguiu para treinar na base do Bahia já aos 20 anos.
Após a derrota para a Ponte Preta, Mano Menezes lamentou a falta de produtividade do meia. Porém, recentemente, no dia 10 de setembro, em entrevista coletiva no Ninho do Urubu, o jovem destacou que não se sentia a vontade na posição que está jogando atualmente.
- Tenho finalizado menos e arriscando muito menos, estou sentindo falta disso. Converso com o pessoal da comissão, mas isso pode ser decorrente do esquema tático. Jogando mais a frente e marcando menos, dá para fazer isso melhor - comentou Gabriel, na ocasião.
Flamengo e Atlético-PR se enfrentam nesta quinta-feira, às 19h30, no Maracanã. O Rubro-Negro busca uma vitória para tentar livrar-se de vez do fantasma do rebaixamento, já que até a 21ª rodada do Brasileiro, ainda não conseguiu vencer duas partidas seguidas.