Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Thiem vira sobre Goffin, pega Djokovic em sua 1ª semifinal e entra no top 10

Jovem de 22 anos é o terceiro austríaco a chegar numa semifinal de Grand Slam

Dominic Thiem(Crédito: Mextennis)
Escrito por

O austríaco Dominic Thiem, 15º da ATP, conseguiu uma grande vitória na manhã desta quinta-feira. Ele bateu o belga David Goffin, 13º, por 4/6, 7/6(7), 6/4 e 6/1, e alcançou sua primeira semifinal de Grand Slam da carreira.

Nela, ele enfrentará o líder do ranking, Novak Djokovic, para quem perdeu os dois duelos do confronto direto, tendo sido o último disputado em Miami, neste ano, quando o mais novo integrante do top 10 teve várias chances de quebras, mas não conseguiu aproveitá-las e caiu por 6/3 e 6/4.

De quebra, a importante partida valia uma vaga no top 10 para o vencedor. Thiem, aos 22 anos de idade, pulará, no mínimo, para a 7ª posição da Associação dos Tenistas Profissionais. Goffin, que tem 25, fica a 65 pontos de Richard Gasquet e chega ao 11º posto, também o melhor de sua carreira.

Os tenistas abriram o jogo trocando quebras, mas Goffin também entregou seu segundo saque do jogo. Depois de salvar um break point e segurar seu game em 1/3, o belga começou a pôr pressão em Thiem desde a devolução de saque, devolvendo o break no oitavo game: 4/4. Com o 15º colocado pressionado e servindo para permanecer no set no décimo game, Goffin conseguiu um winner de devolução e não desperdiçou sua chance de sair na frente.
Para piorar a situação de Dominic, David o quebrou novamente no 3/4 da segunda parcial, após muita luta dos dois lados pelo game.No entanto, em erro não forçado de esquerda, ele perdeu a oportunidade de abrir 2x0 e, possivelmente, mudar a história do que viria a acontecer.
No tiebreak, Thiem abriu 3/0 e 5/2, mas perdeu o minibreak no 5/4, teve de salvar um set point no 6/7 e só chegou à vitória em 9/7.
A partida continuou muito movimentada e o favorito belga, apesar da frustração com a recente derrota no set anterior, saiu tomando o saque do oponente, mas a estrela austríaca manteve-se firme e igualou o set no oitavo game, com um winner de direita, depois de duas igualdades.
Indo para cima, Thiem fez 5/4 e pressionou Goffin no game seguinte. Com dois winners e uma ida à rede perfeita, o jovem tenista conseguiu outra quebra em 15/40 e fez 2x1.
A quarta parcial, então, foi fácil. Com muita moral, Thiem rapidamente abriu 5/0 e, sacando no sétimo game, fechou em 6/1, alcançando seu melhor resultado da carreira e tornando-se apenas o terceiro austríaco, após Thomas Muster e Jurgen Melzer, a alcançar uma semifinal de Grand Slam.