Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sul-coreano faz história, joga muito elimina Djokovic do Australian Open

Hyeon Chung, 58 do mundo, bateu o hexacampeão do torneio em sets diretos

Tennis Australia
Escrito por

Campeão do NextGen Finals em Milão, na Itália, o jovem Hyeon Chung, de 21 anos, 58º do mundo, provou seu valor nesta segunda-feira e, com grande atuação, eliminou o hexacampeão do Australian Open, Novak Djokovic, nas oitavas de final do Australian Open.

O sul-coreano número 56 do mundo marcou 3 sets a 0 sobre o dono de 12 Grand Slams e atual 14º colocado com parciais de 7/6 (7/4) 7/5 7/6 (7/3) após 3h21min de duração em jogo que abriu a sessão noturna da Rod Laver Arena, a principal quadra de Melbourne.

Chung se torna o primeiro sul-coreano nas quartas de um Grand Slam na história. Ele emplaca sua segunda vitória seguida sobre um grande nome do tênis. Na terceira rodada havia batido em cinco sets o alemão Alexander Zverev, quarto colocado. Ele faz sua melhor campanha em Majors e vai encarar o surpreendente Tennys Sandgren, 97º, que bateu m cinco sets o 5º do mundo, o austríaco Dominic Thiem.

Para Djokovic o torneio marcou seu retorno desde Wimbledon. Ele defendia 45 pontos da segunda rodada e somará 180, ficará mais uma semana fora do top 10.

O jogo

Djokovic entrou muto mal na partida no saque, deu quatro duplas-faltas nos dois primeiros games e levou duas quebras. Chung teve um 4/0 e conforto, mas o sérvio confirmou seu primeiro serviço, batalhou, conseguiu uma quebra e então entrou na partida com bolas firmes no fundo. O jogo ficou equilibrado e Nole, salvando set-point, na raça igualou em 6/6 e levou ao tie-break gritando em quadra. No tie-break o sul-coreano manteve a calma, não se desesperou e foi pra cima para vencer por 7/6 (7/4).

Na segunda etapa Chung abriu 3/0 e Djokovic dava mostras de frustração. Pediu atendimento para massagear o braço - ficou fora por lesão no cotovelo por seis meses -, viu Chung abrir 4/1, mas foi pra cima, devolveu a quebra e igualou o placar assim como no primeiro set. O asiático não se abalou novamente, seguiu firme, confirmou em 6/5, viu Nole dar uma dupla-falta, cometer erro bobo e em pontaço se defendendo muito bem forçando novo erro na direita de Djoko paa vencer o set por 7/5 e colocar 2 a 0 na partida.

No terceiro set ele abriu 3/1 mantendo um nível incrível de tênis, Djokovic não largou o osso, igualou em 3/3, teve chance de quebrar para pular na frente e após game longo confirmou. O duelo seguiu saque a saque com muita disputa até o tie-break onde Chung pegava e jogava mais uma sempre difícil pro lado do sérvio. Ele abriu 6 a 3 e fechou com um erro do natural de Belgrado e se ajoelhou na Rod Laver. Sua equipe foi às lágrimas no box.