Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Na raça! Thiem consegue virada inédita contra Zverev e conquista o US Open

Austríaco vira batalha épica e é o primeiro do país a vencer o torneio

USTA
Escrito por

O dia parecia que não seria de Dominic Thiem. O número três do mundo começou muito mal, com dois sets a zero abaixo, mas conseguiu uma virada histórica em finais do US Open e conquistou, neste domingo, seu primeiro título de Grand Slam, em Nova York.

Jogando na mítica quadra Arthur Ashe, a maior do mundo, vazia por conta da pandemia do COVID-19, o austríaco marcou 3 sets a 2 com parciais de 2/6 4/6 6/4 6/3 7/6 (8/6) após 4h01min de duração.
Depois de três finais perdidas em Roland Garros 2018 e 2019 (para Rafael Nadal) e no Australian Open deste ano em cinco sets para Novak Djokovic, o austríaco ergue seu primeiro Major na carreira e se torna o primeiro do país a vencer o Slam americano.
Ele se torna o mais novo campeão de Grand Slam em seis anos desde Marin Cilic que venceu o US Open de 2014. Já Zverev disputou sua primeira decisão e amarga o vice-campeonato.

O jogo

Zverev começou firme no saque, solto nos golpes de fundo, pressionando o austríaco a cometer erros. Conseguiu duas quebras e com surpreendente facilidade fez 6/2. O segundo set seguiu igual, Thiem cometia duplas-faltas, dava bolas curtas e errava outras fáceis. Nem a esquerda, seu melhor golpe, estava calibrada. Zverev abriu 5/1, deu uma vacilada com duplas-faltas, permitiu que Dominic encostasse, mas fechou por 6/4.No terceiro a apatia seguiu nos primeiros games, Zverev teve 2/1 e saque, mas após longo game Dominic devolveu a quebra e virou para 3/2 e aproveitou erros de Zverev para fechar o set com quebra em 6/4.O jogo ficou igual no quarto set com os dois confirmando e Thiem subindo de nível mesmo com a qualidade do jogo caindo. No 4/3 novo game longo e Zverev deu dupla-falta e erro bobo na direita para ser quebrado. Thiem sacou bem e fechou por 6/3. No quinto set começo bem nervoso com uma quebra para cada lado, algumas decisões errada dos jogadores. Eles seguiram iguais até Zverev colocar pressão e conseguir a quebra para sacar para o título em 5/3. Só que o alemão se apressou, Thiem foi firme e virou para 6/5 e saque, mas Zverev uniu forças para devolver a quebra e levar ao tie-break decisivo da partida. Thiem passou a mancar, sentir o pé, Zverev abriu 2 a 1 e saque, mas deu duas duplas-faltas e Thiem aproveitou para fechar por 7/6 (8/6) com erro de zverev. Thiem foi ao solo e vibrou com a façanha!