Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Novo formato da Copa Davis é aprovado e entra em vigor em 2019

Mudanças vão desde o formato até as datas da competição.

Foto: Divulgação Copa Davis
Escrito por

Agora é oficial. Após uma longa votação nesta quinta-feira, em Orlando, o novo formato da tradicional Copa Davis foi aprovado e entrará em vigor a partir da próxima temporada. Agora a competição será centralizada.

O novo formato foi aprovado com 71% dos votos na ITF, seguindo a proposta do jogador de futebol do Barcelona, Gerard Piqué, e contrariando o posicionamento de muitos tenistas mundo afora, principalmente os australianos e alemães.


O que muda na competição?

- Principal investidora do novo formato, a empresa Kosmos investirá 120 milhões de euros por ano na ITF (aproximadamente 530 milhões de reais), sendo 60% para a Copa Davis e Fed Cup, e o restante a ser a aplicado em eventos que serão posteriormente criados. O investimento total será de US$ 3 bilhões em um contrato de 25 anos.

- A disputa agora terá uma sede neutra a cada ano e contará com um total 18 equipes selecionadas da seguinte forma:

- 4 entrarão diretamente — as semifinalistas do ano anterior;
- 12 selecionadas via Playoff, jogado em fevereiro e colocando frente a frente as - 12 seleções classificadas entre o 5º e o 16.º no Grupo Mundial do ano anterior e as 12 seleções apuradas dos Grupos Zonais 1;
- 2 wild cards para nações convidadas.

As finais da Copa Davis serão jogadas de segunda até quinta-feira no formato de grupos sendo seis grupos com três países cada e três duelos por grupo. Cada duelo terá dois jogos de simples e uma dupla, todos em melhor de três sets. O campeão de cada grupo e os dois melhores segundo colocados atingem as quartas de final jogadas na sexta-feira enquanto que no sábado e domingo teremos as semis e finais. Os dois piores times da fase de grupos serão rebaixados para os Zonais no ano seguinte e os países que não atingiram as semifinais disputam a fase classificatória em fevereiro.

A primeira edição será em Madri ou Lille, na França, entre os dias 18 e 24 de novembro. A cidade será definida nas próximas semanas.