Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Nadal vira batalha espetacular de mais de 4h e vai às oitavas no US Open

Espanhol esteve abaixo e precisou lutar por 4h22 contra russo Khachanov

Divulgação US Open
Escrito por

O número 1 do mundo e atual campeão do US Open, o espanhol Rafael Nadal, sofreu muito para superar o russo Karen Khachanov, 26º da ATP, e se garantiu nas oitavas de final do torneio, onde encara o estreante nesta fase em Slams, Nikoloz Basilashvilli.

Em batalha de 4h22 na Arthur Ashe Stadium, Nadal virou o placar em 5/7 7/5 7/6 (7) 7/6 (3) tendo disparado 49 bolas vencedoras contra 66 de Khachanov, que cometeu 55 erros não-forçados contra 38 do espanhol, que cometeu três dupla-faltas contra nove do russo, que ainda converteu todos os 22 aces da partida.

Nadal viu a chance de alcançar sua décima vitória consecutiva em Nova York ser comprometida já no inicio da partida. Sólido, o russo pressionou na devolução com backhand, quebrou o saque do espanhol no terceiro game, abriu 3/1 e passou a ser pressionado. Nadal trabalhou firme com backhand, devolveu a quebra no oitavo game e passou a tentar pressionar. O ritmo de Khachanov não caiu e sólido com forehand e indo à rede, quebrou o saque do espanhol novamente no décimo primeiro game e fechou o primeiro set.

No intervalo do primeiro set, Nadal pediu atendimento fisioterápico e teve a área abaixo do joelho direito enfaixada. Na segunda etapa, o russo estava confiante, pressionou na devolução e conquistou quebra de zero no terceiro game. Na sequência, trabalhou para salvar dois breakpoints no game seguinte e tentou manter-se à frente. Nadal devolveu a quebra de saque no oitavo game, arriscando muito com backhand cruzado. Sem desistir do jogo, Khachanov voltou a quebrar o saque do espanhol no nono game, sacando para para o set foi quebrado e viu a partida ser interrompida pela chuva por 12 minutos para o fechamento do teto retrátil da quadra. No retorno, Nadal venceu s dois games e igualou o placar.

No terceiro set, o jogo seguiu em altíssimo nível, com belas jogadas e muita disputa. Equilibrado, o set seguiu sem quebras para o tiebreak. Ali, Nadal conquistou três mini-quebras em três duplas-faltas do russo, que devolveu duas das mini-quebras indo à rede, mas acabou perdendo o set.

Na quarta etapa, mesmo com os dois tenistas cansados, beirando as 4 horas de disputas, ninguém 'entregou os pontos', ambos seguiram lutando e mais seguro, Nadal conquistou a quebra no terceiro game, abriu 3/1 no placar e administrou. Sacando para o jogo no nono game, viu Khachanov pressionou na devolução e conquistou a quebra de zero. Empurrados pela torcida, os tenistas foram ao tiebreak, onde com duas mini-quebras em erros do russo, abriu 6/1 e fechou a partida.

Nas oitavas de final do US Open, Nadal busca sua 11ª vitória consecutiva em Nova York e encara o georgiano Nikoloz Basilashvilli,37º, que venceu o argentino Guido Pella em 6/3 6/4 1/6 7/6 (4).

Nadal e Basilashvilli se enfrentaram apenas uma vez no circuito profissional, em partida válida pela terceira rodada de Roland Garros em 2017 com vitória do espanhol. O georgiano venceu na oportunidade apenas um game contra Rafa Nadal.

Esta é a primeira vez que Basilashvilli joga as oitavas de final de um torneio do Grand Slam.