Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Nadal vence batalha épica contra Tsitsipas e conquista o título em Barcelona

Espanhol salvou match-point e venceu torneio pela 12ª vez

Barcelona sabadell Open
Escrito por

Rafael Nadal, número três do mundo, mostrou, neste domingo, porque é o Rei do Saibro ao vencer uma batalha contra o até então invicto no saibro, o grego Stefanos Tsitsipas, quinto do mundo, para garantir o título do ATP 500 de Barcelona, na Espanha.

Nadal suou a camisa por 3h38min para vencer o jogo mais longo do ano em torneios da série ATP por 6/4 6/7(8/6) 7/5 sobre o segundo favorito ao troféu e que vinha de nove vitórias seguidas com troféu do Masters 1000 de Monte Carlo e 17 sets consecutivos ganhos. Rafa também vinha de derrota em virada amarga após ter 2 sets a 0 a frente no Australian Open deste ano nas quartas.

Nadal alcança seu primeiro troféu na temporada e acumula sua 18ª temporada seguida ganhando ao menos um caneco. Este é o 87º título na carreira do natural de Manacor, o 61º em 68 finais disputadas no piso de saibro onde soma agora 452 vitórias e 41 derrotas. Em Barcelona ele volta a vencer pela primeira vez desde 2018 (em 2020 torneio não foi realizado). As outras conquistas foram em 2017, 2016 e de 2005 até 2013 sem interrupções.

Tsitsipas amarga seu segundo vice no torneio (perdeu final para Nadal em 2018) e seu sétimo vice em torneios ATP 500 onde ainda não teve o sabor de nenhum triunfo. Contra Nadal no confronto direto são sete vitórias do espanhol em nove jogos. Stefanos ganhou um de quatro no pó de tijolo.


O jogo

Tsitsipas começou com tudo obtendo a quebra e abrindo 3 a 1. Ele jogava profundo e tático com bolas altas na esquerda do espanhol e atacando com a direita. Ele teve dois breaks para ampliar a vantagem no quinto game, mas Nadal suou e se salvou, confirmou e cresceu na partida. O grego encurtou o jogo e deu margem para Nadal machucá-lo mais. Nadal devolveu a quebra, igualou em 4 a 4, salvou três breaks no nono game, colocou 5 a 4 e Tsitsipas se enervou, deu dupla-falta e erros não-forçados sendo quebrado novamente. Nadal marcou 6/4 em 59 minutos.

O segundo teve começou com a mesma dinâmica do primeiro. Tsitsipas voltou a ser firme, conseguiu a quebra, abriu 3 a 1, só que Nadal reagiu mais rápido, virou para 4 a 3. O jogo ficou muito tenso. Nadal teve dois match-points no décimo game, mas o grego salvou com smash e um belo voleio curto. A partida caminhou ao tie-break, Nadal abriu 4 a 2, Tsitsipas virou para 6 a 4, Rafa salvou os dois set-points, mas cometeu dupla-falta e erro na devolução fácil. Tsitsipas fechou por 7/6 (8/6).

O último set teve os dois confirmando com tranquilidade muito mais pelo cansaço já que a partida passava das três horas. A tensão veio no fim. Nadal servindo com 4/5 teve match-point contra, mas deu sorte com bola triscando na fita e contando com erro do grego. Depois de batalha o espanhol confirmou e foi pra cima na devolução. Tsitsipas começou mal, com dupla-falta, erros não-forçados e Rafa quebrou após a quarta chance. Rafa então serviu pro jogo, abriu 30 a 0, mas errou uam bola boba, deu dupla-falta, permitiu um ponto de quebra, mas salvou e fechou vibrando com o feito.