Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Nadal minimiza preocupação com o zika: ‘Vejo normalidade nas ruas’

Favorito ao título do Aberto do Rio, espanhol disse estar feliz por voltar ao Rio de Janeiro

Cabeça de chave número 1 do Aberto do Rio, Nadal tentará o primeiro título na temporada (Foto:AFP)
Escrito por

O espanhol Rafael Nadal (5º da ATP) recebeu as notícias sobre um possível surto de zika vírus no Brasil com tranquilidade. Em sua primeira entrevista coletiva no país para a disputa do Aberto do Rio, no qual estreia nesta terça-feira, o tenista poupou a voz para falar sobre a fase ruim que enfrenta, com respostas curtas e até monossilábicas. As mais longas foram para os questionamentos em torno da doença que preocupa o país e o mundo.

- Não posso falar sobre o que não conheço, não sei a gravidade. Mas tudo parece seguir a normalidade. Vejo gente mas praias, nos restaurantes. Tão grave não deve ser. Não quero criticar nada, mas geralmente quando há uma notícia negativa, sempre se fala sobre ela. Torna-se o centro das atenções. Estamos em um evento mundial de tênis e o torneio não foi suspenso. Então, se houvesse alguma catástrofe, não estaria vendo essa normalidade - disse o jogador.

De resto, a conversa com os jornalistas exibiu a tensão do astro com seus resultados recentes. Em 2016, nenhum título em três torneios. O último foi o ATP 500 de Hamburgo (ALE), em agosto do ano passado. 

Na semana passada, a eliminação na semifinal do ATP 250 de Buenos Aires (ARG) para o austríaco Dominic Thiem, mesmo com um match point a favor, ligou o alerta. Embora tenha se esforçado para mostrar felicidade em sua terceira participação no torneio ATP 500, o discurso não convenceu.

- Não penso em jogar meu melhor tênis, penso em jogar melhor que ontem. Perdi na semana passada com um match point, mas é parte da vida de tenistas. Treinei bem, estou aqui de novo e espero estar preparado para amanhã - disse.

Nadal foi o campeão do Aberto do Rio na edição de estreia do evento, em 2014. Na ocasião, bateu o ucraniano Alexandr Dolgopolov (atual 33º). No ano passado, o espanhol perdeu na semifinal para o italiano Fabio Fognini (24º).

A estreia de Nadal será contra o compatriota Pablo Carreno Busta (66º), nesta terça-feira.