Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Murray supera Dimitrov e conquista, em Pequim, o 40º título da carreira

Britânico ainda diminui a vantagem de Djokovic na liderança do ranking mundial de 2016

Andy Murray (Foto: USTA)
Escrito por

O dia 09/10/2016 estará para sempre na memória de Andy Murray, vice-líder do ranking mundial da ATP. Neste domingo, ele venceu o búlgaro Grigor Dimitrov, 20º do ranking, e conquistou o ATP 500 de Pequim, na China, seu 40º troféu da carreira.

Murray é apenas o 17º homem a chegar à marca na Era Aberta do tênis (desde 1969), e se junta a lendas do esporte, como Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Pete Sampras, Boris Becker, Bjorn Borg, Ivan Lendl, seu técnico, Jimmy Connors, Ken Rosewall e Rod Laver. Foi o 5º título de Andy neste ano (Roma, Queen’s, Wimbledon e Jogos Olímpicos do Rio foram os outros).

O êxito máximo em Pequim, que veio com o louvor de não perder sets, também lhe faz somar mais 500 pontos e diminuir a vantagem de Novak Djokovic sobre si para apenas 1555 (10240 a 8685). Com mais dois Masters 1000 em 2016 (Xangai e Paris, que dão 1000 pontos para o campeão), duas semanas de torneios ATPs 250 (como diz o nome, 250 pontos) e o ATP Finals (que pode dar até 1500 pontos, caso o campeão vença todos os jogos), o número dois do mundo tem chances concretas de finalizar o ano como melhor da temporada.

Na partida de hoje, a 8ª vitória do britânico sobre Dimitrov em 11 encontros, o campeão de Wimbledon teve um bom aproveitamento no saque, apesar de jogar com o primeiro serviço em apenas 29% dos pontos no primeiro set. Uma quebra no primeiro game da partida foi suficiente para o bicampeão olímpico fechar o set inicial, após salvar um break point.

A segunda etapa parecia ir pelo mesmo caminho. Com uma quebra no 2/2, Murray administrou a parcial e sacou em 5/4, mas cedeu 0/40 em seu game e errou um voleio bobo, sofrendo a quebra na hora de confirmar o título. Assim, ele precisou ir até o tiebreak para selar sua 40ª conquista no mais alto nível do tênis profissional.