Após bater em três sets diretos o brasileiro Thomaz Bellucci, o escocês Andy Murray, terceiro do ranking da ATP, não resisitiu ao bom saque e a tática agressiva do sul-africano Kevin Anderson, 14º, e caiu nas oitavas de final de um Grand Slam após alcançar 18 quartas consecutivas. Anderson disputa sua primeira quartas de final em Slam na carreira.
Em batalha de 4h18, o sul-africano Kevin Anderson fechou a disputa em 7-6 (5), 6-3, 6-7 (2) e 7-6 (0) tendo convertido 25 aces contra 19 de Murray, que cometeu 20 erros não-forçados contra 57 do sul-africano, que bateu 81 bolas vencedoras contra 41 do escocês.
Com a queda, Andy Murray se junta a Rafael Nadal e Kei Nishikori na lista de favoritos ao título eliminados de forma precoce em Nova York. O espanhol caiu nas quartas de final para o italiano Fabio Fognini (32º) na terceira fase. O japonês, vice-campeão ano passado, decepcionou ainda mais ao cair logo na estreia para o francês Benoit Paire (41º).
O JOGO
A partida começou dura para os dois tenistas, que sacavam bem e tentavam forçar o máximo possível arriscar nas devoluções de saque. Com games disputados, o primeiro set foi sem quebras de saque e decidido no tiebreak, que seguiu tão disputado quanto e foi definido após erros do escocês.
No segundo set, Anderson dominou a disputa em boa parte da etapa, depois de conquistar a quebra de saque no quarto game e no sexto, abrir 5-1. Mas se perdeu ao sacar para fechar, foi quebrado e passou a ser pressionado pelo escocês, que falhou na tentativa de devolver a segunda quebra de saque e viu-se dois sets abaixo (2-0).
No terceiro set, Anderson se manteve ansioso por estar no controle da partida, cometeu erros, jogou mal pelos primeiros quatro games desta parcial, foi quebrado de zero no quarto game, viu o rival abrir 3-1 e buscou reagir. Devolveu a quebra na sequência e foi servindo firme e levou o escocês ao tiebreak. Nele, Murray contou com apoio da torcida, teve postura agressiva, abriu duas miniquebras de vantagem com 5-2 e sacou para forçar a quarta parcial.
Ali, os dois tenistas seguiram sacando firme, arriscando com devoluções e apresentando boas disputas junto à rede e no fundo de quadra. Sem quebras de saque, tendo Anderson salvo a única oportunidade de quebra do escocês no primeiro set, e visto o adversário salvar sua chance no quarto game. Ambos foram confirmando serviço, em belas jogadas e levando set ao tiebreak mais uma vez no confronto. Anderson, que já vinha aparentemente sentido cansaço, pois se alongou durante todo o set, dominou na devolução, abriu 6-0 e sacou garantindo-se pela primeira vez na carreira nas quartas de final de um torneio do Grand Slam.
Na fase de quartas de final em Nova York, Anderson encara o suíço Stan Wawrinka, que bateu o norte-americano Donald Young, em jogo mais tranquilo, mas também disputado em quatro sets.
Anderson e Wawrinka já se enfrentaram sete vezes no circuito profissional. O sul-africano tem 4 a 3 no confronto direto tendo vencido os quatro últimos encontros entre os dois.