Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Medevdev vira sobre Thiem e é campeão do ATP Finals

Aos 24 anos, Medvedev ergue principal troféu da carreira na despedida do Finals da cidade de Londres

Divulgação
Escrito por

O russo Daniil Medvedev, quarto da ATP, manteve sua sequência de vitórias e, de virada, superou o austríaco Dominic Thiem, terceiro, para sagrar-se o grande campeão do ATP Finals de Londres. Ele é o primeiro russo em 11 anos a conseguir este feito.

Vindo de uma temporada que ele mesmo julgava "abaixo das expectativas", Medvedev chegou a seu segundo título no ano após 2h43 de partida com placar em 4/6 7/6 (2) 6/4 tendo convertido 12 aces contra seis do austríaco, que venceu 74% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 77% de aproveitamento do russo.

Esta é a 10ª vitória consecutiva de Medvedev, que é o primeiro russo desde Nikolay Davydenko a ser campeão do Finals. Davydenko foi campeão do Finals de 2009, na primeira edição realizada em Londres, e curiosamente venceu na final o então atual campeão do US Open, o argentino Juan Martin del Potro, tal como Medvedev ao bater Thiem.

Medvedev é o segundo russo em 50 anos de disputa do Finals a conquistar o título.

O jogo

A partida começou com o russo acelerando a bola e tentando pressionar, assim teve duas chances de quebra prontamente salvas pelo austríaco, que encarou cinco igualdades em um game de oito minutos e manteve o saque. Motivado por ter resistido bem às investidas de Medvedev, Thiem buscou movimentar o russo na linha de base, angular bolas e assim conquistou a quebra no quinto game, na única oportunidade que teve no primeiro set e administrou a vantagem.

A disputa seguiu equilibrada, com os tenistas oscilando táticas, mas cometendo erros. Foi em um erro não-forçado do russo, que Thiem teve a chance de quebra no quinto e novamente no sétimo, viu o russo resistir e ainda precisou salvar a chance de quebra do rival no oitavo game, trabalhando com backhand cruzado e levou a disputa para o tiebreak. Ali, Thiem abriu 2/0, mas viu o russo se recuperar, vencer sete pontos em sequência com duas mini-quebras de vantagem e forçou a terceira etapa.

Na terceira etapa, buscando desacelerar a bola, Medvedev forçou Thiem a salvar três breakpoints no terceiro game, e conquistou a quebra, entrando em quadra no quinto game, após cinco minutos de disputa de game e administrou.