Oitavo favorito na chave do ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha, o italiano Fabio Fognini, 32º do ranking da ATP, manteve o bom ritmo, venceu o esloveno naturalizado britânico, Aljaz Bedene, 67º, e está na semifinal da competição.
Fognini precisou de 1h29 para fechar o placar em 6/4 7/5 tendo vencido 76% dos pontos com primeiro serviço contra 69% de aproveitamento de Bedene, que iniciou a partida com uma quebra de vantagem, viu o italiano reagir, devolver a quebra e ampliar a vantagem no primeiro set, indo ao segundo com tranquilidade.
Ali, para se firmar na semifinal, o italiano manteve-se firme em seu saque, conquistou a quebra de serviço no décimo primeiro game e sacou para fechar a partida.
Na semifinal, Fognini encara o jovem francês Lucas Pouille, 85º, que furou o qualificatório e bateu o embalado compatriota Benoit Paire, 42º e que vinha do título em Bastad, pelo placar de 6/3 6/2 nas quartas de final da competição alemã.
Fognini e Pouille se enfrentaram apenas uma vez no circuito profissional, pela chave do Masters 1000 de Paris-Bercy em 2014, com vitória do francês em dois tiebreaks.
Com a vitória de quartas de final, Fognini voltou ao top 30 e ao menos ocupará o porto de 27º do ranking na próxima semana.