Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Filha de craque Alex do futebol fura o quali e joga maior torneio no Bahia Juniors Cup

Paranaense tem 14 anos e busca primeiros pontos no ranking mundial

Thiago Parmalat
Escrito por

O Bahia Juniors Cup está em sua 34ª edição e tem tradição por revelar grandes nomes do tênis nacional e mundial e também é uma grande oportunidade para os jovens talentos. Neste domingo duas delas, uma de 14 anos e outra de 13, se deram bem ao arriscarem jogar a competição principal até 18 anos, passaram a fase qualificatória e garantiram vaga na chave principal que larga nesta segunda-feira nas quadras do Clube Bahiano de Tênis, no bairro da Graça, em Salvador (BA).

Filha do ex-craque de futebol Alex, que jogou pelo Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, Coritiba e Fenerbache, da Turquia, a paranaense Maria Mauad, de apenas 14 anos, superou a segunda favorita, Maria Oliveira, por 6/0 6/1: "Estou muito feliz, não sei explicar a sensação, não vim com a expectativa de furar o quali, agora furei, estou muito motivada, vou poder jogar dupla com minha amiga a Ana Candiotto, agora tomara que siga assim", vibrou Mauad: "Esse resultado me motiva e hoje a motivação foi fundamental pois no começo do ano perdi muitos jogos, abaixei o nível, mês passado tive uma fratura por estresse no dedão do pé direito, então esse resultado está me ajudando a voltar nos eixos".

Mauad morou por oito anos na Turquia quando seu pai fez sucesso por um dos clubes mais popular daquele país. Ela ainda fala um pouco da língua e traz gritos de motivação ao longo de seus jogos como "Haid!", um grito até parecido com o Adje cantado pelos sérvios o qual tem inspiração por Novak Djokovic: "Gosto muito da Simona Halep, gosto da gana dela, em termos de jogo é no Djokovic, ele é o melhor de todos, tenta deslizar na quadra rápida, mas ainda não consegui fazer isso (risos)".

Com apenas 13 anos de idade, a tenista de Caxias do Sul (RS), Amanda Oliveira, que treina há quatro meses no Rio de Janeiro, também disputa seu primeiro evento ITF e passou o quali ao derrotar a terceira favorita, Livia Cavalcanti, por 6/1 6/3 e comemorou a oportunidade: "Muito boa a sensação poder jogar meu primeiro torneio mundial, o jogo de hoje foi muito bom, consegui sentir bem a bola. Tentei mexer bastante ela, agredir com a direita", disse a jovem que ainda espera adversária e coloca os pés no chão para disputar a chave principal: "Vou sem expectativa pensando jogo a jogo".

Outras duas brasileiras garantiram vaga na chave. Isabela Fioravanti passou pela canadense Zoe Correa por 6/4 4/6 6/2 e Ana Candiotto confirmou o favoritismo derrotando Maria Salomão por 6/2 6/3.

No masculino não deu para o baiano de Jequié, Gustavo Campos. Ele foi derrotado na final do quali diante do paranaense João Duleba, oitavo favorito, por um duplo 6/3. Gustavo Magalhães marcou 6/3 6/4 sobre André Souza, João Guariente fez 6/2 7/5 sobre Pedro França e Herick Isago.

A 34ª edição do Bahia Juniors Cup tem a presença de 307 atletas de 15 países (Brasil, Rússia, Colômbia, Peru, Argentina, Paraguai, Holanda, Polônia, Estados Unidos, Finlândia, Chile, Grã-Bretanha, Canadá, Índia e Bolívia) dos 9 até os 18 anos de idade, um aumento de 50% em relação ao ano de 2017. As chaves principais serão sorteadas no fim da tarde deste domingo e começam na segunda-feira, dia 1º, finalizando no sábado, dia 6.

O Bahia Juniors Cup é um celeiro de craques do tênis brasileiro. Além de ter revelado Gustavo Kuerten a competição foi palco em 2016 do primeiro título a nível mundial para o paranaense Thiago Wild que derrotou o jogador que hoje é número dois do mundo, o argentino Sebastian Baez. O garoto que hoje tem 18 anos se sagrou campeão do US Open há pouco mais de uma semana se tornando o primeiro brasileiro campeão do Slam no júnior e apenas segundo brasileiro a levantar um Major no juvenil. O torneio baiano é especial na carreira do tenista que a partir de agora se dedicará integralmente ao profissional.

Resultados 34ª edição Bahia Juniors Cup - Qualifying - Domingo (30/09):

18 anos - Masculino

(2) Herick Isago (BRA) x Gustavo Deszczynski (BRA)

(8) João Duleba (BRA) 6/3 6/3 Gustavo Campos (BRA)

João Guariente (BRA) 6/2 7/5 Pedro França (BRA)

Gustavo Magalhães (BRA) 6/3 6/4 (4) André Silva (BRA)

18 anos - Feminino

(1) Ana Candiotto (BRA) 6/2 6/3 Maria Salomão (BRA)

Maria Mauad (BRA) 6/0 6/1 (2) Maria Oliveira (BRA)

Amanda de Oliveira (BRA) 6/1 6/3 (3) Livia Cavalcanti (BRA)

Isabela Fioravanti (BRA) 6/4 4/6 6/2 Zoe Correa (CAN)



14 anos Masculino

Breno Braga (BRA) 2/6 6/4 6/2 João Farinon (BRA)

João Sarracine de Souza (BRA) 6/1 6/2 Luca Pignaton (BRA)

Pedro Pinto (BRA) 6/1 6/0 Luis Nascimento (BRA)

João Fonseca (BRA) 6/0 6/1 Diogo Amaro (BRA)

16 Anos Masculino

Luca Lima (BRA) 6/2 6/2 Arthur Chagas (BRA)

Tasso Moreira (BRA) 7/5 6/3 Paulo Calarge (BRA)

Bernardo Wolff (BRA) 6/2 6/3 Diogo Xavier (BRA)

Rafael Costa (BRA) x Lucas Almeida (BRA)