Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Djokovic vira sobre Murray e faz história com o título de Roland Garros

Tenista se torna o oitavo e obter o Career Grand Slam

(Foto: AFP/PHILIPPE LOPEZ)
Escrito por

Novak Djokovic, número 1 do mundo, finalmente teve seu dia de glória e levantou, neste domingo, seu primeiro título de Roland Garros ao derrubar o britânico Andy Murray e entrou para a história do tênis ao ser o oitavo a vencer o Career Grand Slam.

O natural de Belgrado saiu atrás, mas marcou 3 sets a 1 com parciais de 3/6 6/1 6/2 6/4 diante do segundo do ranking após 3h03 de duração na lotada Philippe Chatrier e fria Paris.

Djokovic fatura seu primeiro Slam no saibro parisiense após frustrações com os vices em 2012, 2014 e 2015 (para Rafael Nadal nos dois primeiros e Stan Wawrinka no último ano).

Este se torna o 12° Grand Slam dele e Nole se torna o oitavo a vencer os quatro Majors em anos diferentes igualando Roger Federer, Rafael Nadal, Andre Agassi, Rod Laver, Roy Emerson, Fred Perry e Donald Budge. O maior vencedor de Slams é Roger Federer com 17 conquistas.

O jogo

Djokovic largou muito bem o jogo quebrando com belas curtinhas, mas Murray virou, fez quatro games seguidos jogando solto, acelerando a direita, sacando bem. O jogo equilibrou, mas Murray manteve a vantagem e após reclamações do sérvio em um saque duvidoso, fechou com erro de Nole no backhand por 6/3 em pouco mais de 40 minutos.

O sérvio veio com mais consistência e agressividade na segunda parcial e viu Murray errar mais. Passou a dominar, quebrou no segundo game com dupla-falta do britânico e no sexto game com winner de backhand para fechar com segundo saque na linha por 6/1 com o embalo da torcida. Foram 11 winners de Djokovic e 7 erros. Murray errou 9 e só bateu três vencedoras.

Um voleio muito fácil na rede deu a quebra para Djokovic que abriu 3/1 com dificuldade, mas se soltou e foi pra cima quebrando de novo. Murray teve quatro chances para devolver uma das quebras, mas o sérvio sacou firme e confirmou em 5/1. Nole fechou com bola boa do britânico que o juiz deu fora com o sérvio. Djokovic 6/2.

Na última parcial Murray começou errando e o sérvio abriu 2/0 e depois sacou pro jogo em 5/2, mas cometeu dupla-falta, erro, mostrou nervosismo e deixou Murray chegar em 4/5. Ele sacou, abriu 40/15 , perdeu os dois com erros e depois fechou com erro do rival em longa troca: 6/4 e muita emoção e coração em quadra. Na plateia, Guga se emocionou com a homenagem.