Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Del Potro vira duelo incrível de 5h e leva decisão da Copa Davis para o 5º jogo

Saiu dois sets a zero abaixo

Tenis - Del Potro (Foto:AFP)
Escrito por

O sonho da Argentina segue vivo em conquistar pela primeira vez a Copa Davis, maior competição de nações do tênis. Juan Martin Del Potro, 38º colocado, saiu abaixo 2 sets a 0, mas uniu forças para virar contra Marin Cilic, 6º, empatando a final em 2 a 2 em Zagreb.

Delpo, ex-top 4, impôs sua nona vitória em onze jogos contra o campeão do US Open de 2014, por 6/7 (7/4) 2/6 7/5 6/4 6/3 após 4h52min de batalha na lotada e empolgada arena com 15 mil pessoas.

Esta é a sexta vitória em quinze jogos no quinto set de Delpo que já havia batido Andy Murray em setembro na semifinal em cinco horas em Glasgow, na Escócia. É a primeira vez que ele vira um duelo perdendo por 2 a 0 na carreira.

Com o triunfo a Argentina empata em 2 a 2 o confronto decisivo da Copa Davis e a decisão ficará com Ivo Karlovic, 20º, e Federico Delbonis, 41º, se os capitães não optarem por mudanças.

A Argentina jamais venceu a competição com vices em 1981, 2006, 2008 e 2011. A Croácia foi campeã em 2005.

O jogo

Cilic começou com tudo, indo pra cima e vendo um Delpo nervoso, errático e conservador. Abriu 3/0, salvou cinco breaks para fazer 4/1, mas cometeu erro no backhand e cedeu o empate. Os saques falaram mais alto até o tie-break. O tenista da casa começou melhor, aplicando passadas, deixadas e slices com efetividade. Abriu 6 a 2, perdeu duas chances, mas fechou com bom backhand paralelo por 7/6 (7/4) em 1h14min.

A segunda etapa começou equilibrada,mas Delpo deu duas duplas-faltas, foi quebrado em 4/1 e tomou paralela para ser quebrado de novo. Cilic salvou dois breaks e fechou com belo voleio curto por 6/2.

Na terceira etapa Delpo seguiu acreditando, fez jogadaça no primeiro game com grand-willy lob winner e foi mantendo o saque. Teve um 15/40 salvo com dois aces seguidos por Cilic. O set seguiu serviço a serviço até Delpo abrir um 0/40 e fechar o set com bela jogada na rede por 7/5 em uma hora de set.

No quarto set os ânimos ficaram aflorados, a torcida participou ainda mais e o jogo foi indo saque a saque com Cilic se safando de chances de quebra com aces e bons serviços. No 4/4 um game apertado e o árbitro deu violação de tempo para a Argentina após uma longa troca e torcida incendiando o estádio. Em seguida Delpo cravou o saque, ficou em vantagem e proferiu palavras de baixo calão. O árbitro deu violação de código, o capitão argentino e Delpo reclamaram com o capitão croata. Após três minutos parados e dez de game, Delpo confirmou e jogou tudo e mais um pouco no game seguinte com direita firme para fechar a parcial com quebra em 6/4.

Na quinta parcial Cilic saiu quebrando com dupla-falta do sul-americano, mas Delpo, na raça, virou e o jogo caminhou game a game até Delpo colocar pressão, conseguir a quebra para fechar com muita coragem por 6/3. Emocionado, ele chorou na entrevista pós-jogo e vibrou muito com a inflamada torcida argentina.