Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bruno Soares brilha, conquista um Grand Slam pela 1ª vez e faz história

Ao lado de britânico Jamie Murray, tenista brasileiro levanta o primeiro título do país na Austrália em 56 anos ao derrotar Nestor e Stepanek por 2 sets a 1

Bruno Suares e Jamie Murray comemoram conquista na Austrália (Foto: AFP)
Escrito por

O mineiro Bruno Soares, número 22 do ranking, consagrou-se neste sábado ao conquistar, ao lado do britânico Jamie Murray, o título do Australian Open. É o primeiro primeiro troféu de Grand Slam da dupla masculina em sua carreira.

O brasileiro e o irmão de Andy Murray, segundo melhor do mundo em simples, superaram na final os experientes Daniel Nestor, do Canadá, dono de oito Majors, e o tcheco Radek Stepanek, com duas conquistas, por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 2/6 6/4 6/4 após 2h18min de disputa.

Bruno vence seu terceiro Major somando as duas conquistas do US Open de dupla mista em 2012 e 2014 e ao lado de Marcelo Melo (campeão ano passado de Roland Garros) torna-se o segundo brasileiro com título dos maiores torneios do mundo na dupla masculina.


O mineiro é também o primeiro brasileiro campeão do Australian Open em 56 anos, desde o troféu nas duplas de Maria Esther Bueno em 1960. Um brasileiro não alcançava a final desde 1965 quando a mesma Maria Esther foi vice de simples.

Murray também fatura seu primeiro Slam na carreira após dois vice-campeonatos em Wimbledon e US Open ano passado com o australiano John Peers.

Ele e Bruno largam o ano com tudo. Além desta conquista faturaram o ATP 250 de Sydney, na Austrália, e foram semifinalistas de Doha, no Qatar. Pelo troféu eles somam 2000 pontos e com 2340 vão liderar isoladamente o ranking da temporada.


O jogo

Na primeira etapa, Bruno entrou mal no serviço, cometendo duplas faltas e levando bombas na devolução. Nervosa, a dupla foi quebrada duas vezes e sucumbiu por 6/2.

Na segunda etapa, mais calmos, eles foram devolvendo melhor e entrando mais no jogo. A quebra veio no quinto game após inúmeras chances desperdiçadas e com erro de Stepanek. A vantagem foi mantida já com Soares mais confiante no serviço para fechar por 6/4.

O bom nível foi mantido na terceira parcial e a quebra também veio no quinto game com bate-pronto fora do tcheco e vantagem de 4/2. Eles sacaram pro jogo em 5/4, mas Jamie cometeu dupla-falta, erro no fundo, salvaram um 15/40, tiveram match-point salvo com bela devolução de Daniel e acabaram quebrados. Bruno tomou conta do fim de jogo, aplicou belas devoluções, quebrou e com bons saques e voleios fecharam após devolução na rede de Radek por 6/4.