Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil é tetracampeão da Copa do Mundo de Beach Tennis

País derrotou a Itália e igualou a mesma em número de títulos mundiais

Marcello Zambrana / DGW Comunicação
Escrito por

O Brasil brilhou neste domingo, derrubou a Itália e conquistou o tetracampeonato da ITF Beach Tennis World Cup, a Copa do Mundo da modalidade, realizada pela primeira vez na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O Brasil brilhou neste domingo, derrubou a Itália e conquistou o tetracampeonato da ITF Beach Tennis World Cup, a Copa do Mundo da modalidade, realizada pela primeira vez na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A equipe comandada por Alex Mingozzi superou o time europeu por 2 a 0 com vitórias nas duplas femininas e na dupla masculina e igualou os próprios italianos como maiores campeões da Copa do Mundo de Beach Tennis. Esta é a terceira conquista seguida do Brasil que venceu as edições de 2018 e 2019 realizada em Moscou, na Rússia. A equipe tem ainda um título conquistado em 2013.

A noite começou com forte chuva e uma grande vitória de Rafaella Miller, número 2 do mundo, e Marcela Vita, 12ª colocada, por 2 sets a 0, com um duplo 6/3 sobre a número 1 do mundo, Giulia Gasparri, e Ninny Valentini, 7ª colocada. Foi apenas a terceira derrota em 33 jogos da dupla italiana na temporada.

Na sequência, André Baran, 6º, e Vinicius Font, 8º, superaram a lenda Marco Garavini, 9º colocado e tricampeão do mundo por equipes com a Itália, e o jovem Mattia Spoto, 11º, por 2 sets a 0 com um duplo 7/5.

Vinicius Font, que disputou a primeira edição com o Brasil em 2012 e ergue sua quarta taça, se emocionou a todo momento após a conquista e descreveu o sentimento: "É completamente fantástico o que estou sentindo, difícil de descrever. Estive desde a primeira Copa do Mundo até agora e se imaginasse achava que estaria vendo (como espectador) e não jogando. E venci a partida final, é inacreditável, estou muito feliz. Só quero que o Beach Tennis siga crescendo e que a Copa do Mundo fique muito tempo aqui no Brasil. A partir de agora o Brasil é a casa do Beach Tennis."

André Baran era só emoção. Vencedor pela primeira vez em 2019, ele levantou o segundo caneco e agora em casa, gostinho especial: "Muito emocionante, lutamos muito por esse momento e aconteceu. Brasil tetracampeão. Agora é comemorar demais."

Rafaella Miller destacou a força da dupla com Marcela Vita para vencer o primeiro ponto diante da dupla que era praticamente imbatível no ano: "É muito, muito, muito emocionante, vai ficar marcado pro resto da vida, não imaginava que poderia chegar nessa dimensão", contou a paranaense.”

"Foi um título muito difícil pelas pressões, expectativas gigantescas. As pessoas achavam que seríamos favoritos, mas olhando pelo ranking não era bem assim a dupla feminina delas é a melhor. É uma conquista gigantesca, enorme. Me sinto muito bem apesar que os adversários são os italianos, meus irmãos, quando toca o hino pra mim é difícil já que toda minha vida representei a Itália, mas agora meu coração é brasileiro, minha família é brasileira, quero conquistar mais títulos pelo Brasil. Escrevemos mais uma página dessa linda história", disse o capitão Alex Mingozzi, italiano radicado em Porto Alegre (RS).

Ele levantou seu terceiro título pelo Brasil como capitão. Com o empate do time nacional com os italianos em quatro canecos agora ele sentenciou: "Com certeza o Brasil é o país do Beach Tennis.”

O dia teve ainda a disputa do terceiro lugar com a Espanha fazendo 2 a 0 na Rússia e finalizando a competição com o terceiro lugar com a medalha de Bronze.

Alexei Selivanenko, presidente do Comitê de Beach Tennis da Federação Internacional de Tênis elogiou a realização da competição inédita em solo brasileiro: "Certamente o Brasil está associado ao Beach Tennis. O que vimos aqui foram centenas de pessoas jogando na praia. Isso mostra que temos um futuro brilhante para nosso esporte. A qualidade dos jogos, dos juvenis e o interesse do público é fantástico. Brasil certamente é um dos líderes do Beach Tennis e continuar a organizar esse nível de evento significa que o esporte vai se desenvolver mundo à fora, mas certamente o Brasil é o líder nisso."

Campeões Mundiais do Beach Tennis:

2021 - Brasil

2019 - Brasil

2018 - Brasil

2017 - Itália

2016 - Rússia

2015 - Itália

2014 - Itália

2013 - Brasil

2012 - Itália