Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bola Dentro comemora 11 anos de inclusão social por meio do tênis

Ex-tenista Flávio Saretta será o novo embaixador do projeto, a partir da próxima sexta, 24

Escrito por

As quadras do Parque Villa-Lobos se preparam para celebrar uma data importante na história da inclusão social, por meio do tênis, no Brasil: os 11 anos do Projeto Bola Dentro que, desde 2005, se dedica à formação sócio-educativa de crianças e adolescentes de baixa renda, residentes em áreas de vulnerabilidade da cidade de São Paulo.

Durante o evento, na próxima sexta-feira dia 24 de junho, o ex-tenista Flávio Saretta será anunciado como embaixador do projeto e porta-voz das atividades sociais. Logo após será servido um brunch aos convidados, com a entrega dos novos uniformes e a apresentação dos novos patrocinadores: Itaú, Rede e Raízen. Em seguida, um desafio de duplas será disputado entre os patronos e os alunos do Bola Dentro.

“É uma sensação incrível. Nessas horas percebo que todo o esforço valeu a pena. Um projeto sério, onde muitas crianças e jovens são transformados em cidadãos, em pessoas melhores e o mais gratificante: através do esporte que mais amo. Estou muito honrado e emocionado com o convite. Levarei para onde eu for o nome do Bola Dentro”, diz Flávio Saretta.

Diariamente, o projeto oferece aulas de tênis gratuitas em duas quadras do parque, acompanhamento psicológico, assistência social e avaliação de rendimento escolar de 200 alunos com idades entre 7 e 18 anos, e visa mostrar às pessoas, de qualquer classe social, que o tênis pode ser um esporte para todos. Mas, a proposta da ONG vai além do ensino do esporte. Mais que uma atividade física, o Bola Dentro representa para as crianças e adolescentes uma oportunidade de mudar de vida. Eles são orientados pelo coordenador Agostinho Carvalho, que faz parte da história do projeto desde o início, há 11 anos. “É um trabalho feito com muito amor pois melhora as vidas de muitas crianças. Por passarem tanto tempo nas quadras e nos torneios, elas aprendem muito, adoram jogar e saem com uma profissão dentro do tênis”.

Ao aliar esporte e educação, a iniciativa busca a transformação de cidadãos por meio de valores passados pela modalidade e constroi campeões, dentro e fora das quadras. Os resultados não demoram a aparecer. Os alunos, que começam como pegadores de bolas, podem se tornar rebatedores, professores, auxiliares, tenistas profissionais, juizes de linha e árbitros de cadeira. Alguns já foram convidados a atuar em grandes competições internacionais. “Temos hoje 20 juizes de linha e 4 árbitros ‘white badge’, que já estão na Europa e ficarão por lá até o torneio de Wimbledon. Há os que trabalham em clubes como menores aprendizes e depois vêm para cá, onde damos sequência ao aprendizado. Muitos professores de tênis que já foram nossos alunos, hoje repassam os ensinamentos que receberam a outras crianças e adolescentes do projeto. É algo extremamente gratificante. Eu digo que tenho duas vidas: a minha e a do projeto. Mas, na verdade, elas se misturam. Afinal, o Bola Dentro é a minha vida”, afirma Agostinho.