Bicampeão do torneio suíço de Gstaad, o brasileiro Thomaz Bellucci, 39º do ranking da ATP, passou bem pela estreia que se configurava complicada diante do belga, Kimmer Coppejans, ex-número um do mundo no juvenil e 104º no profissional, aos 21 anos.
Em um jogo morno, o número um do Brasil manteve-se o tempo todo no controle da partida, dominou jogadas e precisou de 1h16 para fechar o placar em 6/2 6/3 tendo convertido sete aces contra um de Coppejans, que cometeu cinco duplas-faltas contra uma do brasileiro cometida exatamente quando Bellucci teve seu primeiro match-point.
O primeiro set começou complicado para o brasileiro que não conseguia encaixar seu primeiro serviço e precisou salvar três chances de quebra no game inaugural da partida. Afobado, o adversário cometeu erros e também se complicou em seus games de serviço. Coppejans optou pela tática de movimentar o brasileiro na linha de base com muitas trocas de bola, a tática deu certo, até que o brasileiro se encontrou para devolver o saque do belga no sexto game. Pressionado, Coppejans cometeu dupla-falta e acabou sendo quebrado na sequência. Com a vantagem Bellucci ganhou confiança e voltou a quebrar o serviço do rival para fechar a primeira etapa.
Na segunda parcial, Coppejans tentou arriscar, forçar devolução, mas viu o brasileiro sacar melhor e colocar seu forehand mais em quadra. Outra vez pressionado, o belga salvou duas chances de quebra no quarto game, ameaçou o saque do brasileiro, mas acabou quebrado no sexto game e precisou correr atrás do prejuízo sem muito sucesso.
Pelo segundo torneio consecutivo, Bellucci enfrentará na segunda rodada o algoz de primeira rodada do brasileiro João Olavo Souza, o Feijão. Na suíça, o adversário de oitavas de final de Thomaz Bellucci será o experiente francês Stephane Robert, 375º.