Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bellucci vence com tranquilidade na estreia em Genebra e encara Delbonis

Brasileiro domina Mikhail Kukushkin e inicia com pé direito defesa de título

Thomaz Bellucci em Paris. Crédito: Getty Images/Latam
Escrito por

O número um do Brasil e 39º do mundo, Thomaz Bellucci, teve uma estreia contundente na chave do ATP de Genebra, na Suíça, onde defende o título. Bellucci superou o cazaque Mikhail Kukushkin, 81º, e agora encara o argentino Federico Delbonis.

Em 1h07 de partida, o brasileiro dominou a partida do inicio ao firme fechou o placar em 6/2 6/1 tendo convertido três aces contra um do rival, que venceu apenas 48% dos pontos jogados em seu primeiros erviço contra 70% do paulista de Tietê.

Com retrospecto negativo em 2x0 para o cazaque, o brasileiro entrou em quadra com uma tática bem definida, que estava em forçar saque colocado e trabalhar as variações de seu forehand com bolas pesada, rápidas e fundas. A tática pareceu surpreender Kukushkin, que cometeu erros não habituais e que desestabilizou seu backhand na paralela, uma de suas armas de defesa para ser agressivo.

O primeiro set começou com Bellucci se complicando em game praticamente ganho e vendo o rival sacar e confirmar de zero. O jogo encaixou para o brasileiro do terceiro game em diante, onde ao colocar sua tática em quadra confirmou rapidamente e pressionou o cazaque por cinco igualdades arrastando o quarto game. A quebra só veio para o brasileiro no sexto game, em belo forehand de dentro pra fora e a partir daí só deu Bellucci, que resistiu às investidas do rival salvando breakpoint com bela cruzada e conquistando nova quebra de saque no oitavo game em forehand na paralela.

Firme em sua tática, o brasileiro iniciou o segundo set confirmando com tranquilidade e quebrando o rival na sequência. Errando e um pouco pressionado, o brasileiro salvou duas chances de quebra no terceiro game, fez 3/0 no placar e passou a administrar a vantagem sem deixar a postura agressiva. Uma nova quebra veio a favor de Bellucci no sétimo game e ele sacou para a partida.

Com bom retrospecto no saibro suíço, tendo vencido três de seus quatro títulos ATP no país, sendo o bicampeonato em Gstaad (2009 e 2012) e Genebra (2015), o canhoto de Tietê encara nas oitavas de final o sexto favorito da chave o argentino Federico Delbonis, 33º, que venceu em sua etsreia o sérvio Janko Tipsarevic.

Bellucci e Delbonis já se enfrentaram seis vezes no circuito profissional, o argentino tem a vantagem em 4/2 no confronto direto. Todos os encontros entre eles foram disputados no saibro e curiosamente os dois se enfrentaram duas vezes no saibro suíço de Gstaad, em 2013 Delbonis venceu e em 2014 Bellucci.