Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bellucci quebra jejum de 5 anos na grama com virada em Wimbledon

Brasileiro desafia cabeça de chave 28 na segunda rodada

(Foto: AFP / TIZIANA FABI)
Escrito por

Foi sofrido, foi no sufoco, com muita emoção a volta de Thomaz Bellucci às vitórias no piso de grama desde Queen´s, Londres, em 2011. O paulista de Tietê derrotou o belga Ruben Bemlemans, 193º colocado, no quinto set com 8/6 após 2h39min.

Bellucci, 62º do mundo, derrotou o rival que saiu do quali por 3 sets a 2 com parciais de 3/6 6/4 6/3 1/6 8/6 na quadra 10 do All England Club em Wimbledon, o mais tradicional torneio do mundo e terceiro Grand Slam da temporada.

O brasileiro, que esteve em quadra por 2h39 cometeu 37 erros não-forçados contra 50 do belga, que disparou 38 bolas vencedoras contra 30 do paulista de Tietê, que volta a vencer no torneio que não triunfava desde 2010 quando parou na terceira rodada, sua melhor campanha.

Seu rival em busca de repetir o feito será o americano Sam Querrey, cabeça de chave 28, que derrotou o tcheco Lukas Rosol por 6/7 (8/6) 6/7 (7/5) 6/4 6/2 12/10. No único jogo entre eles, Bellucci perdeu na Copa Davis em Jacksonville, nos Estados Unidos, em 2013 em sets diretos no piso duro e coberto.

O brasileiro tinha sequência de sete derrotas na grama somando Wimbledon 2011, 2012, 2014 e 2015 mais ATP de Nottingham em 2015 e 2016 e Olimpíada de Londres em 2012.

O jogo

Bellucci começou a partida cometendo erros bobos e sem conseguir encaixar seu primeiro serviço. Bemelmans, que nada tinha a ver com isso, conquistou a quebra no segundo game, fez 3/0 no placar e em parcial de erros administrou a vantagem conquistada no inicio da disputa e fechou o primeiro set.

Já na segunda etapa, a partida seguiu com os dois tenistas errando bastante na tentativa de jogarem de maneira agressiva e surpreender o rival. Apesar de muitos games equilibrados, a quebra veio para o brasileiro no décimo game fechando a parcial.

No terceiro set, o brasileiro entrou embalado, buscando movimentar o rival dentro de quadra o viu cometer uma sequência de erros, ser quebrado no segundo game e abriu 3/0 no placar e adminstrou a vantagem.

Na quarta etapa, o paulista de Tietê sofreu um apagão, após perder dois breakpoints no primeiro game, foi quebrado na sequência e novamente no sexto, vendo o belga dominar a disputa e forçar a quinta etapa.

Ali, os tenistas entraram se estudando, evitando dar chances ao advesário e em games de erros forçados e bons primeiros saques a disputa se alongou e foi definida no décimo quarto game em quebra de saque a favor de Bellucci.