Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atletas top 25 do mundo levam os títulos na praia do Flamengo

Diogo Carneiro, Nº 1 do país, e parceiro Luiz Gimpel vencem no masculino e Flávia Muniz, 24ª do mundo, e parceira Lorena Melo, 41ª, ganham no feminino

Padrone
Escrito por

Os favoritos levantaram os troféus do Profissional neste domingo com sol e um pouco de frio no outono carioca na praia do Flamengo na 1ª Copa Univeritas de Beach Tennis, competição com premiação de R$ 4 mil. Ao todo foram 195 atletas do Rio de Janeiro, de São Paulo, Rio Grande do Sul e da Venezuela contabilizando quatro entre os 11 melhores do Brasil dois deles entre os 25 melhores do mundo no ranking da Federação Internacional de Tênis.

Entre os homens a final colocou frente a frente os irmãos Diogo e João Lauro Carneiro. Diogo, de 23 anos, número 1 do país e 11º do mundo, e o parceiro Luiz Gimpel, ex-top 50 e atual 105º, marcaram 6/4 7/5 sobre João Lauro, de 19 anos, e Antonio Kutter Vollmer. Vollmer e João Lauro chegaram a abrir 4/2 na segunda parcial: "Para mim é especial poder vencer aqui, sou de Laranjeiras e nunca tinha ido muito bem num torneio aqui em casa onde comecei a jogar, estou muito feliz, só o Diogo para me ajudar para conseguir esse feito", disse Gimpel.

Diogo Carneiro também celebrou: "Foi uma ótima conquista, conseguimos virar bem o segundo set que estavamos perdendo e muito complicado. Jogar contra meu irmão é sempre difícil pois um sabe do jogo do outro, os defeitos do outro, então temos que variar a tática a cada jogo contra ele, o saque, a devolução, eles começaram melhor no segundo set, me quebraram, mas conseguimos sair com a vitória".

Carneiro, que ano passado foi vice-campeão Mundial por equipes pelo Brasil na Rússia, não foi convocado para a disputa da competição no meio do ano, e opinou: "Estou triste pois a gente trabalho o ano inteiro para estar nesse torneio, não dá nem para explicar o que é representar o Brasil, fui uma única vez e na final levamos ao terceiro set a atual dupla número 1 do mundo, foi publicado que eu não estava 100% fisicamente, mas todos viram aqui hoje que estou preparado para jogar", afirmou o jovem que no circuito mundial forma parceria com o niteroiense Ralff Abreu. Os dois planejam jogam o Mundial de Duplas na Itália em agosto e na sequência torneios no Japão e na Europa.

No feminino a experiente Flávia Muniz, de 39 anos, 24ª do mundo, e que tem título no maior torneio do mundo em Aruba, com mais de mil atletas, foi campeã ao lado da ascendente Lorena Melo, de 24 anos e 41ª do ranking mundial. Elas marcaram 6/1 6/0 na gaúcha de Caxias do Sul (RS), Roberta Siedl, radicada desde pequena no Rio de Janeiro, e na venezuelana da cidade de Barquisimeto, Maria Ceballos, que já vive na capital carioca desde 2014.

"Temos uma boa sintonia sempre eu e Lorena e aqui no Flamengo poderia ter mais torneios, tem uma paisagem muito bonita e o torneio foi bem legal", afirmou Muniz que tem vinte títulos de duplas no circuito mundial.

"O visual é um dos melhores da praia do Flamengo, não jogo muitos torneios com a flávia, mas quando jogamos vamos muito bem, o vento atrapalhou um pouquinho, mas impusemos nosso jogo bem . Jogar com a Flávia é ótimo, ela é constante, sempre calma, muito bom sempre", destacou Lorena.

Marcelo Medeiros, o Marcelo Meds, do peculiar Surfusca, foi vice-campeão ao lado de seu aluno André Pereira na final da categoria B (Intermediário) neste domingo. Eles perderam a final para Daniel Cotta e Diogo Laydner por 8/6. Meds leva o Surfusca estilizado e adaptado ao Beach Tennis para o estado do Rio de Janeiro dando aula de iniciação do esporte e segue buscando patrocínio para levar o carro e o esporte para duas praias de Salvador e uma de Aracajú que ainda estão começando com o Beach Tennis.

No feminino o troféu foi para Marcela Guerra e Roberta Maia derrotando Laura Dahmer e Gabriela Martins por 8/4. Na Masculina A o troféu ficou com Nilo Koetz e Bruno Tosta marcando 8/6 sobre Paulo Carneiro, pai de João Lauro e Diogo, e Filipe Toledo por 8/6.

Diego Vidal, diretor do torneio, comemorou a realização da competição: "Foi uma grande competição, atingimos a meta do número de atletas, média maior que o normal para torneios aqui no estado, um dia final muito bom com clima de sol, ameno, muita torcida acompanhando as finais, estrutura sendo elogiada pelos jogadores. Agradecemos a parceria de nossos patrocinadores em especial da UNIVERITAS, sem eles não exisitiria esssa competição. Sem dúvida teremos mais grandes eventos ao longo do ano".

Hall dos Campeões:

Profissional

Masculino - Diogo Carneiro/Luiz Gimpel

Feminino - Flávia Muniz/Lorena Melo

A (Avançado)

Bruno Tosta/Nilo Koetz

Camila Sayure/Silvia Oliveira

B (Intermediário)

Daniel Cotta/Diogo Laydner

Marcela Guerra/Roberta Maia

C (Iniciante)

Lucas Alves/Moisés Alves

Mirele Gimenes/Andrea Martins

Dupla Mista

A (Avançado)

Camila Sayure/Marcelo Aranha.

B (Intermediário)

Loana Martins/Fabiano Martins

Veteranos

40+

Marcelo Aranha/Leonardo Padula

Rosana Minervini/Maria Fernanda Dobes

50+

Renê Lopes/Mauro Teixeira