Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Arquiteta Pri Prieto destaca que Quadras de tênis são tradicionais e desafiam adaptação ao clima brasileiro

Clima tropical com sol e chuva por boa parte do país é um desafio para a manutenção das superfícies

Divulgação
Escrito por

As quadras de tênis são elementos marcantes do cenário esportivo em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. No entanto, apesar da sua popularidade, as quadras existentes têm uma arquitetura tradicional que pode trazer alguns desafios para a prática do esporte em regiões de clima tropical.

As quadras de tênis tradicionais são compostas por uma superfície de piso duro ou saibro, delimitada por paredes laterais e cercada por uma tela de proteção. Embora essa estrutura seja eficaz para proteger os jogadores e manter a bola em jogo, ela não leva em conta as condições climáticas do Brasil.

Em regiões de clima quente e úmido, por exemplo, as quadras de tênis podem se tornar muito quentes e abafadas, dificultando a prática do esporte. Além disso, a falta de cobertura nas quadras pode tornar a prática impossível em dias de chuva.

Para enfrentar esses desafios, alguns empreendimentos têm buscado adaptar a arquitetura das quadras de tênis ao clima brasileiro. Uma das soluções mais comuns é a instalação de coberturas retráteis, que protegem os jogadores do sol e da chuva, sem comprometer a circulação de ar.

Outra alternativa é a utilização de materiais mais adequados às condições climáticas brasileiras, como pisos porosos que absorvem a umidade e reduzem o calor. Alguns projetos também apostam em paredes laterais com aberturas para permitir a circulação de ar e reduzir a sensação de abafamento nas quadras.

"Como o clima brasileiro oscila bastante, é legal ter ambientes confortáveis para cada temperatura, assim os atletas podem aproveitar o ano todo", destaca a arquiteta Pri Prieto: "Em regiões como o Nordeste com muito vento e calor, por exemplo, as quadras de Har Thru, o saibro verde, pó de cimento, se adaptam muito bem e são mais fáceis de manutenção, por exemplo", segue.

Apesar dos desafios, as quadras de tênis continuam sendo um elemento fundamental do cenário esportivo brasileiro. E com soluções inovadoras e adaptadas ao clima do país é possível garantir que os praticantes possam desfrutar do esporte em qualquer condição climática.

Divulgação