Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após ser mãe, Pironkova estuda voltar ao circuito já no US Open

Tenista utilizará recurso de nova regra de maternidade

Redes Sociais
Escrito por

A búlgara Tsvetana Pironkova, semifinalista de Wimbledon em 2010, está cogitando retornar ao circuito profissional de tênis dois anos após o nascimento de seu primogênito. Pironkova não joga o circuito profissional desde Wimbledon 2017.

Em seu perfil no Instagram, a tenista voltou a compartilhar com os fãs o desejo de retornar às quadras. Pironkova havia anunciado no início desta temporada o desejo de retornar ao circuito profissional aos 32 anos, mas foi barrada pela crise da COVID-19, que suspendeu o circuito no início de março para ser retomado esta semana.

Casada com o ex-jogador de futebol búlgaro Mikhail Mirchev desde 2016, a tenista deu a luz a seu primogênito Alexander em março de 2018 e desde então tem se dedicado a vida de mãe e empresária, comandando sua própria marca de roupas esportivas, a Pironetic.

Fã declarada das irmãs Williams, Pironkova já havia compartilhado com os seguidores a inspiração em Serena para retornar às quadras. Se preparando desde que a decisão foi tomada em janeiro deste ano, Pironkova prometeu “definir nos próximos dias” se irá buscar o retorno ao US Open.

A búlgara fará uso das regras modificadas pela WTA que tratam de lesões, doenças e gravidez, na qual as atletas podem pedir o congelamento de seu ranking em até 6 meses após a parada de competição e retorno previsto em até 3 anos. Se assim o fizer, Pironkova pode retornar com ranking protegido como 62ª do mundo, posto em que finalizou a temporada 2017, e entraria diretamente na chave dos Grand Slams. Caso tenha pedido o congelamento de ranking após o nascimento do filho, a tenista deve retornar até como 168ª do mundo, posição em que finalizou a temporada 2018 a qual não jogou.

Ainda em sua longa publicação, Pironkova afirmou estar “observando de perto a situação”. “Eu me inscrevi para participar de vários torneios, incluindo o US Open. Estou prestes a me candidatar aos torneios de saibro na Europa, incluindo Roland-Garros”, pontua e esclarece: “Devido a muitos fatores relacionados às condições atuais dos torneios, às restrições de viagem e à situação geral, não posso confirmar categoricamente minha participação em nenhum torneio”.