Surfe

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Surfistas brasileiros do Circuito Mundial refletem sobre a pandemia

Em isolamento por conta do coronavírus, nomes como Gabriel Medina e Mineirinho comentam sobre o momento e se perguntam se não é hora de o mundo desacelerar

Adriano de Souza, o Mineirinho, acredita que pandemia está sendo um aprendizado (WSL /Divulgação)
Escrito por

Mantendo a forma como podem, surfistas brasileiros da Liga Mundial de Surfe (WSL) seguem em isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. Aproveitando a quarentena, eles têm refletido sobre o momento pelo qual o mundo todo está passando. Para Adriano de Souza, o Mineirinho, aliás, essa é a maior lição de todas.

- Quando íamos imaginar que algo assim pararia o mundo, pegando todos de surpresa? Está sendo um grande aprendizado, uma lição – declarou o campeão mundial de 2015.

Gabriel Medina, bicampeão do mundo, segue a mesma linha de raciocínio.

- É algo que me faz pensar. Será que não devemos desacelerar um pouco? Mudar nossos hábitos? Cuidar mais do planeta? Tenho fé e acredito que vamos tirar uma lição importante disso. São tantas coisas que temos que repensar e melhorar para termos um mundo melhor.

Lucas Chumbo, que participou recentemente do Big Brother Brasil, na TV Globo, também deixou seu depoimento. Ele é considerado um dos maiores especialistas em ondas gigantes.

- Acho que nada acontece por acaso e devemos sempre tentar tirar o melhor. Então vamos pensar pelo lado bom, o tanto que grandes empresas e pessoas têm se mobilizado para enfrentar o coronavírus.

Para Silvana Lima, 12º no ranking do CT 2019 e classificada para representar o Brasil na Olimpíada de Tóquio, é preciso ter muito respeito e amor para com as pessoas que estão trabalhando ou fazendo boas ações, arriscando a vida pelos outros. Já para Lucas Vicente, campeão mundial na categoria Pro Júnior, a pandemia veio para mostrar que a felicidade está nas coisas mais simples.

Tainá Hinckel, bicampeã sul-americana Pro Junior, defende que a natureza está pedindo um tempo, já que todos exigiram muito dela, enquanto Tatiana Weston-Webb, por sua vez, disse que, como passa o ano todo em campeonatos, agora está pensando muito mais nos outros do que nela mesma.

Por fim, Filipe Toledo acredita que a pandemia é uma mensagem do Criador, que tenta nos dizer que talvez é para cuidarmos mais de nosso planeta, de nossas vidas, nossas famílias, para que tenhamos mais compaixão, mais amor e empatia. Para Ítalo Ferreira, isso tudo é um tempo de reflexão, como outros surfistas também defendem.

A WSL (World Surf League) já cancelou a etapa de Gold Coast, na Austrália, que abriria a temporada em 26 de março. As duas etapas seguintes, também na Austrália, já foram adiadas (Bell's Beach e Margaret River, que seriam realizadas em abril e maio). Em breve a WSL vai se pronunciar sobre os próximos passos do circuito a partir de 1º de junho.