Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tite usa pouco o banco da Seleção, e faz nascer desafio ‘se vira nos 13’

Com alteração tardias e escassas, jogadores que saem do banco atuaram, em média, 13 minutos nos cinco jogos com Tite, sem contar os acréscimos

Brasil x Colombia (Foto:AFP)
Escrito por

Em uma Seleção Brasileira com 100% de aproveitamento com Tite, jogando bem e passando poucos sustos nas Eliminatórias, o treinador tem se valido relativamente pouco das peças do banco nos primeiros cinco jogos no cargo. Quem é reserva com Tite, até agora, tem recebido poucas oportunidade, o que coloca os substitutos praticamente em um “Se vira nos 30” com a camisa do Brasil.

Nos cinco jogos de “Titebilidade” na Seleção, o tempo em campo dos jogadores que saíram do banco – sem contar os acréscimos – é de 158 minutos: uma média de 13 minutos/jogo. Foram, ao todo, 12 substituições realizadas a partir da vitória sobre o Equador, sendo metade feita após os 35 minutos do segundo tempo. Teve jogo em que nem as três alterações Tite chegou a fazer, como diante dos próprios equatorianos e dos venezuelanos.


Apesar do tempo escasso a quem começa no banco, Coutinho soube aproveitar a chance que teve. Ele foi quem entrou mais cedo em jogos do Brasil, aos 16 da etapa final na estreia de Tite. Aí roubou a titularidade de Willian após contribuir para a mudança de panorama contra Equador e Colômbia.

O meia é o único dos que entraram durante os jogos que contribuiu com assistência nos 15 gols que a Seleção marcou. Roberto Firmino é mais um na lista de responsáveis diretos por gols, porque balançou as redes contra a Bolívia.

Se mexer pouco no time dá pouca margem a testes, o outro lado da moeda é o crescimento do entrosamento dos titulares dentro da filosofia de jogo de Tite. Os resultados e a performance da Seleção Brasileira nos últimos cinco jogos não dão nem margem a críticas.

A estratégia tem dado certo e o Peru pode ser a próxima vítima, na madrugada de terça para quarta, pela 12 rodada das Eliminatórias.

AS SUBSTITUIÇÕES DE TITE
(*minutos, sem contar acréscimos)

Equador
Coutinho - 29 minutos jogados

Colômbia
Coutinho - 24 minutos jogados
Giuliano - 19 minutos jogados
Taison - 4 minutos jogados

Bolívia
Firmino - 23 minutos jogados
Willian - 21 minutos jogados
Lucas Lima - 14 minutos jogados

Venezuela
Giuliano - 7 minutos jogados
Taison - 1 minutos jogados

Argentina
Firmino - 8 minutos jogados
Douglas Costa - 5 minutos jogados
Thiago Silva - 3 minutos jogados

Total de minutos dos reservas - 158
Média em 5 jogos - 13 minutos/jogo para reservas