Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tite exalta momento dos convocados na Seleção e explica ausência de Renan Lodi: ‘Pela não vacinação’

Treinador exalta momento de oportunidades para jogadores como Coutinho, Alex Telles e Bruno Guimarães. Doutor Jorge Pagura fala sobre situação de vacinação

Tite: 'A gente tem as oportunidades. E quando vem aqui ele tem que produzir da mesma forma' (Reprodução / CBF TV)
Escrito por

O técnico Tite falou sobre quais são os objetivos traçados para a reta final da Seleção nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Em entrevista coletiva online nesta quinta-feira (13) após a convocação para os jogos do Brasil com Equador e Paraguai, o comandante canarinho destacou como será o período de testes para os atletas e também falou que a "não vacinação" pesou para que Renan Lodi ficasse de fora da lista.


- Um conjunto temos que avaliar sobre um contexto todo. Não dá para dizer o que é determinante para cada atleta. Tem que pegar o desempenho dos últimos quatro anos. A gente tem as oportunidades. E quando vem aqui ele tem que produzir dessa mesma forma. É o último ano de preparação para a Copa, mas todos esses fatores definem a convocação final - declarou.

O técnico também revelou que houve uma mudança  de planos quanto a jogadores que teriam chance na lateral esquerda.

- O que posso antecipar é que o Renan Lodi não pôde ser convocado pela não vacinação. Ele perdeu essa oportunidade de concorrer. Essa busca de informações. O Arana poderia estar, mas não teve ainda trabalhos mais específicos de treinamento - disse.

>Veja a tabela das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022

Quanto às voltas de Bruno Guimarães e Alex Telles, o auxiliar César Sampaio afirmou:

- Temos um radar de cerca de 46 atletas que concorrem. O Bruno Guimarães é um atleta que temos uma comunicação. Checamos o momento do atleta. Iniciou muito bem no Lyon, teve uma queda, normal de adaptação. Em um segundo momento, ele já se comunica melhor, entende melhor o clube e o país. O Telles da mesma forma, existe a concorrência no setor.

A manutenção de Coutinho na lista de convocados foi definida desta forma pelo treinador.

- Coutinho é um jogador de armação e conclusão importante. Que vai recuperando seu melhor nível. Está em condição de retornar. Uma perspectiva de que ele possa ter a retomada de seu maior nível. Para que possa ver e oportunizar se este crescimento possa estar acontecendo - afirmou.

Mais tarde, Tite voltou a falar sobre a situação de Renan Lodi. O Equador não permite entrada de pessoas sem o ciclo vacinal completo e o lateral só tomou a primeira dose do imunizante contra Covid-19.

- Eu, particularmente, entendo que a vacinação é uma responsabilidade social. Eu trago comigo. Eu e minha família. Eu e meus netos. Queria ter meus pais, não tenho. Mas queria poder protegê-los. Segundo, o aspecto é respeitando a parte das autoridade sanitárias de cada país. Renan Lodi não poderia entrar no Equador. Ele teve a primeira dose da vacina no dia 10. Não estaria apto de estar com a delegação. Respeitamos as leis deste país - e, em seguida, falou sobre o jogo entre Brasil e Argentina, que foi interrompido na Neo Química Arena por agentes da Anvisa:

- Diferente do que aconteceu quando a Argentina veio e entrou com atletas sem autorização. Fizemos a nossa parte, entramos em campo. Ninguém vem aqui e faz o que quer. A Anvisa e a Polícia Federal fizeram o que tinham que fazer. Estou na expectativa da decisão final da Fifa. Pois em termos esportivos e termos legais fizemos tudo corretamente - complementou.

O doutor Jorge Pagura falou sobre a vacinação dos atletas.

- Existem dois tipos de condição. Em relação à vacina, é um problema técnico. A CBF prioriza os que têm a vacinação completa. O Equador não permite entrada de quem não tem o ciclo completo. Os estrangeiros têm que ter as duas vacinas e os estrangeiros também. De qualquer forma, estaria prejudicado nesta condição - afirmou. 

Renan Lodi foi convocado para os jogos contra Colômbia e Argentina, no fim do ano passado.