Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tite destaca Neymar na Seleção: ‘Amadureceu ao longo do tempo’

Treinador também falou sobre a parte tática da equipe, que contará com Fabinho na lateral-direita e Coutinho no meio contra os Estados Unidos

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

Nesta quinta-feira, na coletiva antes do primeiro teste da Seleção Brasileira após a Copa do Mundo, o treinador Tite destacou diversos pontos, entre Neymar ser escolhido como o capitão fixo e alguns pontos que envolvem tática, como Fabinho jogar de lateral e Coutinho pelo meio.

Marcado por fazer um rodízio na braçadeira de capitão até aqui, o técnico parece ter mudado de ideia em relação a isso. Nos primeiros instantes da entrevista, Tite afirmou que Neymar será o jogador fixo a carregar essa farda no ciclo para a Copa do Mundo no Catar, em 2022.


- Neymar é uma liderança técnica, que amadureceu ao longo do tempo, tem sabido absorveu situações importantes, de erros e críticas. Somos incompletos e estamos sempre nos lapidando. Eu cometo meus erros e vou continuar cometendo. Quando houve uma reclamação na Copa, tomou cartão contra a Costa Rica, eu o chamei e falei o quanto era prejudicial aquela situação. Ele não reclamou mais nenhuma vez. Esse aprendizado é do lado humano. Tem a minha confiança, é um Top-3 para mim enquanto técnico - disse.

O jogador, que foi duramente criticado pela mídia internacional após a eliminação do Brasil no último Mundial, começou a temporada no Paris Saint-Germain muito bem, inclusive atuando pelo meio no ataque da equipe de Thomas Tuchel, uma posição inédita na sua carreira na Europa.

- Todos nós crescemos, evoluímos, nos aperfeiçoamos. E nisso está o líder técnico com uma responsabilidade maior agora de aprendizagem. Que os outros também vejam o lado humano bonito dele. É a mensagem que tento passar ao dar a braçadeira definitivamente ao Neymar - completou.

O time que vem treinando durante esse ciclo de atividades no Estados Unidos contou com a presença de Fabinho na lateral-direita. O jogador do Liverpool, apesar de ter surgido nesta posição, não atua na defesa há, pelo menos, três temporadas, já que passou a definitivamente atuar na faixa central após sua passagem pelo Monaco.

- Fabinho tem o DNA de lateral, ele jogou nessa posição em toda a base, e ele me disse que não teria problema quando eu falei com ele antes de anunciar a convocação. O trabalho tático é justamente para intensificar isso - falou.

Outra questão que vem sendo presente é o fato de Philippe Coutinho estar atuando como um meia central, posição diferente da que ficou famoso no Liverpool, onde circulava da esquerda para o meio, assim como está ocorrendo com Ernesto Valverde, treinador do Barcelona, neste começo de temporada.

- Coutinho pode jogar por dentro sim, como vem atuando no Barcelona. Aqui na Seleção, mas também pode jogar pela direita. Vai depender as chances a Fred, Arthur. As críticas pontuais ao Fernandinho foram injustas. Se tivéssemos aproveitado as chances, poderíamos estar enaltecendo ele agora - afirmou.

Outro jogador que teve certo destaque nos treinamentos foi Arthur, que chegou a participar na equipe titular, no lugar que será ocupado por Fred. O atleta do Barcelona, que vem ganhando tempo de jogo após uma lesão quando ainda estava no Brasil, rendeu muitos elogios por parte de Tite.

- Articulador, posicional, reprograma passe. O passe dele ele vira apenas o tornozelo, ele induz o marcador a ir em um lado e ele consegue fintar com uma mudança de lado, redirecionando o passe. Uma capacidade de fazer o passe para o passador. Ele faz a transição, pega a bola próximos dos zagueiros e dá o passe para Coutinho, Neymar, o articulador. Ele sempre encontra uma melhor saída, mesmo que esse passe não seja uma assistência - disse.


Confira outros trechos da coletiva:

Firmino e entrosamento da equipe
- No dia antes dos jogos, eu dividia o lado direito com jogadores da equipe titular contra o esquerdo com atletas que não estavam jogando. Meio e ataque dos titulares contra defesa reserva. Isso dá entrosamento, consigo ter sintonia, link. O Neymar sabe como o Firmino vai jogar, vai compor também o meio-campo, ele sabe que ele não vai afundar muito, vai sempre ajudar no pivô.

José Maria Marin preso no Brooklyn e jogo contra os EUA após a polêmica dos votos para a sede da Copa de 2022
- Entendo a pergunta, mas é endereçada à pessoa errada. Tenho responsabilidade e visibilidade grande no meu cargo. A Seleção é um departamento da CBF. As pessoas, quem comanda, dirige. Posso dizer que tenho muito orgulho da minha carreira e das minhas tomadas de decisão na minha função.

Estilo de jogo
- O jeito que sei trabalhar é uma equipe equilibrada, mas que premie posse de bola e agrida o adversário para criar oportunidades. Foi assim que construí minha carreira. Não vou pedir para o meu time dar a bola ao adversário mesmo que tenha a chance de derrota.