Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tite afirma que há preconceito estrutural contra técnicos negros

Treinador reforça a necessidade de lutar contra o preconceito entre treinadores e destaca Roger Machado: 'Pela conduta, um dos principais atletas com quem trabalhei'

César Sampaio (à esquerda), auxiliar de Tite, afirmou: 'Sou um defensor de que esse espaço aqui não tenha cor, mas que todo capaz possa ocupar' (Reprodução / CBF)
Escrito por

Na entrevista coletiva da Seleção Brasileira nesta quarta-feira (6), o técnico Tite declarou que há um preconceito estrutural contra o técnico de futebol negro. Perguntado sobre o assunto, que foi abordado por Marcão, treinador do Fluminense, em uma entrevista à "Folha de São Paulo", Tite foi categórico.

- Eu luto e lutei a minha vida toda contra a minha ignorância. Procurar ler, aprender e estudar. E contra a hipocrisia, brincar de faz de conta. Prefiro não responder quando não quero. Há sim um preconceito estrutural - e ressaltou:

- O que posso dizer é que tenho um respeito muito grande. Um dos principais atletas que já trabalhei chama-se Roger Machado. Pela conduta, momentos bons e difíceis. Devemos lutar contra sim, pois há um preconceito em relação ao técnico negro - complementou.

O auxiliar César Sampaio, presente na entrevista, trouxe seu testemunho logo em seguida.

- Durante muito tempo, nós, negros, fomos cerceados em alguns direitos. Em todos os segmentos. A globalização trouxe à tona com alguns absurdos. Me sinto muito feliz de ocupar este espaço e capaz de estar aqui. Falo para a classe negra em geral que eles possam lutar. Sou um defensor de que esse espaço aqui não tenha cor, mas que todo capaz possa ocupar - disse.