Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seleção: Danilo fala de versatilidade e projeta futuro na zaga: ‘Onde tenho desfrutado melhor’

Lateral deve jogar pela esquerda novamente diante da Croácia e não se incomoda com isso

Danilo falou da possibilidade de se tornar zagueiro no futuro (Foto: Nelson Almeida/AFP)
Escrito por

A Seleção Brasileira vive ainda uma dúvida para enfrentar a Croácia, nesta sexta-feira, às 12h (de Brasília), pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar. No entanto, se depender de Danilo, que tem mostrado toda a sua versatilidade sob o comando de Tite, o problema não existe, já que ele está disposto a fazer qualquer posição na defesa, inclusive atuando como zagueiro central.

> Croácia x Brasil: onde assistir, horário e escalações das quartas de final da Copa do Mundo


Em entrevista coletiva na manhã desta quinta (horário de Brasília), o lateral-direito falou de seu momento com a camisa do Brasil, sendo importante em mais de uma função em campo, especialmente agora, que voltou de lesão e virou peça fundamental pela lateral esquerda. Embora ainda mantenha a dúvida sobre quem irá jogar, ele se colocou à disposição sem restrições e adiantou o que pode se tornar certeza no futuro: sua mudança para atuar no miolo da zaga.

- Primeiro a gente tem que aguardar o Alex Sandro voltar hoje, espero que ele possa ter saúde e estar À disposição. Em relação a mim, estou à disposição, estou bem. Em relação a jogar na direita, esquerda ou centro da defesa, para mim é indiferente. Já mostrei diversas vezes. Para mim é algo natural. Acho que nos próximos anos serei zagueiro, que é onde tenho desfrutado melhor. Mas o professor vai decidir a melhor maneira certamente. Dentro do campo.

> Veja a tabela e o simulador da Copa do Mundo-2022 clicando aqui

- Eu joguei assim durante um bom tempo no Manchester City. Na Juventus jogo assim há alguns anos. O segredo do sucesso na seleção, dessa nossa capacidade de transformar os esquemas táticos, acho que é a disponibilidade dos jogadores. A comissão trabalha, vê de acordo cada um o que pode ser melhor para o jogo, mas a disponibilidade dos jogadores em quererem fazer as coisas serem possíveis, tem feito com que isso seja mais fácil - completou o camisa 2.

Danilo pensa em mudar de posição (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Ainda sobre seu momento na Seleção Brasileira, Danilo comemorou o fato de estar sendo reconhecido pela torcida de seu país, cuja cultura sobre laterais é de jogadores mais ofensivos, uma característica que, na teoria, não é seu forte. No entanto, ele se vê adaptado ao contexto e fortalecido pelo que a experiência no futebol lhe deu ao longos dessas últimas temporadas.

- Certamente ao longo dos anos eu entendia essa cobrança, esse gosto do brasileiro de contar com laterais extremamente ofensivos, que sejam opção no campo de ataque. Mas com o passar dos anos me adaptei ao futebol de diferentes maneiras, com diferentes escolas e treinadores. Percebi a necessidade de me adaptar. E funcionou - comentou o lateral antes de complementar:

> Saiba o último jogador do seu time em campo em uma Copa do Mundo

- Com seleção demorou um pouco mais, mas eu costumo dizer sobre inteligência cristalizada, a capacidade de focar realmente no que importa no momento. Claro que é importante ter o reconhecimento do torcedor brasileiro, o afeto, nós trabalhamos para isso. Mas durante a minha carreira tive que escolher, focar nas críticas ou no meu desenvolvimento como jogador, em amadurecer de forma tática e técnica para continuar jogando em alto nível - concluiu.

A Seleção Brasileira treina nesta quinta-feira, às 10h30 (horário de Brasília), no Grand Hamad Stadium. Será a última atividade do time antes de enfrentar a Croácia, nesta sexta, às 12h (de Brasília), pelas quartas de final da Copa do Mundo do Qatar, no Estádio Cidade da Educação. A atividade deve ficar aberta para a imprensa por cerca de 15 minutos segundo o protocolo da Fifa.