Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

​Seleção Brasileira: veja quem pode aparecer no próximo ciclo após queda na Copa do Mundo

Com Endrick em evidência, Brasil vai passar por reformulação no comando técnico e na lista de jogadores

Jogadores do Brasileirão devem ganhar mais espaço no próximo ciclo (Fotos: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon; MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC; Reprodução / Athletico-PR)
Escrito por

O que vem depois do Qatar? A eliminação da Seleção Brasileira para a Croácia na Copa do Mundo representa a reta final de toda uma geração. Thiago Silva, Alex Sandro, Danilo, Weverton e Dani Alves têm idade avançada. É muito improvável que estejam em alta para o Mundial de 2026. Outros atletas, até mesmo como Neymar, levantam incógnita sobre as condições que chegarão. Mas novos nomes se colocam em evidência para o Brasil.

+ ANÁLISE: Seleção Brasileira não entendeu o jogo e fez tudo o que a Croácia quis

Toda uma geração de jovens jogadores já se destaca no futebol brasileiro - alguns até em solos europeus - e pedem passagem para, pelo menos, uma chance na Canarinho. Ainda sequer há definição sobre quem ficará no lugar de Tite, mas o novo treinador do Brasil, quem que seja, deverá pensar em uma renovação com novos nomes.

Do fenômeno Endrick, que surgiu como um relâmpago na base do Palmeiras, foi a revelação do último Campeonato Brasileiro aos 16 anos e tem conversas para defender o Real Madrid, a André, do Fluminense, a Seleção Brasileira tem criado o suficiente para novas fases.

Algumas posições são mais 'urgentes'. O ponto mais grave é a lateral. Na direita, Dani Alves, provavelmente, viveu os últimos momentos com a Seleção, enquanto Danilo, com 31 anos, já não chegará no auge para os Estados Unidos, México e Canadá. Na esquerda, o mesmo se repete para Alex Sandro, com 32.

Na Europa, Caio Henrique e Vanderson, têm aparecido com destaque no Mônaco e podem ser nomes para, respectivamente, o lado esquerdo e direito. O primeiro, inclusive, chegou a ser chamado para a pré-lista da Copa do Mundo por Tite, apesar de nunca ter sido convocado em uma lista oficial.

A linha de zaga tem Thiago Silva, com 38 anos. O setor deverá ser outro que passará por uma reformulação e tem opções em evidência atuando no futebol brasileiro, como Vitão, do Internacional, e Murilo, do Palmeiras.

O LANCE! mostra jogadores que estão jogando bem em seus respectivos clubes e não foram convocados por Tite no último ciclo - ou, se sim, não participaram ativamente da preparação para a Copa do Qatar - e podem, quem sabe, aparecer na lista visando ao Mundial de 2026.

GOLEIROS

Bento - Athletico Paranaense (23 anos)

João Paulo - Santos (27 anos)

LATERAIS-DIREITO

Vanderson - Mônaco (21 anos)

Dodô - Fiorentina (24 anos)

Khellven - Athletico Paranaense (21 anos)

LATERAIS-ESQUERDO

Caio Henrique - Mônaco (25 anos)

Abner Vinícius - Athletico Paranaense (22 anos)

ZAGUEIROS

Vitão - Internacional (22 anos)

Ibañez - Roma (24 anos)

João Victor - Benfica (24 anos)

Murilo - Palmeiras (25 anos)

VOLANTES

André - Fluminense (21 anos)

João Gomes - Flamengo (21 anos)

Danilo - Palmeiras (21 anos)

MEIO-CAMPISTAS

Marcos Antônio - Lazio (22 anos)

​Joelinton - Newcastle (26 anos)

Éderson - Atalanta (23 anos)

Andrey Santos - Vasco (18 anos)

PONTAS

Luiz Henrique - Real Bétis (21 anos)

Gabriel Veron - Porto (20 anos)

Tetê - Lyon (22 anos)

David Neres - Benfica (25 anos)

ATACANTES

Endrick - Palmeiras (16 anos)

Marcos Leonardo - Santos (19 anos)

Vitor Roque - Athletico (17 anos)

Evanilson - Porto (23 anos)