Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Por que o Canarinho ‘Pistola’, mascote da Seleção, é um sucesso?

No Twitter, aparição da versão sorridente do boneco, gerou 'mobilização'

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

Ele é bravo, mal encarado, com cara de que está sempre contra "tudo isso que está aí", mas ganhou a simpatia da torcida brasileira. Pelo menos da parcela que usa o Twitter. O Canarinho, mascote da Seleção Brasileira, que ganhou o apelido de "Pistola", virou sucesso e preferência nacional.

A prova disso foi a repercussão da aparição com uma versão mais "tranquilona" e sorridente do mascote. Uma repercussão provocada de forma involuntária e não prevista pela CBF.

O "buzz" começou quando postei na minha conta do Twitter uma foto do dito cujo no corredor da sede José Maria Marin, durante o intervalo entre as palestras do "Somos Futebol", seminário que ocorre na CBF nesta semana. Lá estava o Canarinho, sorridente e fazendo sinal "hang loose".

Muitos retweets e mentions depois, com perfis mais "zoeiros" replicando a imagem e inserindo "palavras de ordem" contra a simpatia do mascote, estava formada a revolta: todo mundo queria a volta do Canarinho na versão boladão.

Teve gente duvidando do hexa, xingando a CBF, dizendo que o tema era mais importante do que o depoimento do ex-presidente Lula, e profetizando que o Canarinho simpático seria responsável por um novo 7 a 1. Uma fábrica infindável de memes.

Algumas horas depois, a CBF respondeu com uma postagem no Twitter, explicando que o Canarinho 'Pistola' não tinha morrido, mas ganhando uma face mais "light" para ser usada em ações sociais. Foi a postagem do perfil @CBF_Futebol que mais teve interação nesta quarta-feira .

Mas, afinal de contas, por que todo mundo ama o Canarinho Pistola?

Além de ser terreno fértil para memes, o rosto do Canarinho simboliza bem uma internet que mais reclama do que dá bom dia. Da internet zoeira, que gosta de gente "letra A" e de "raiz", e não de "Nutella". Afinal de contas, para que serve o Twitter se não houver a liberdade para a modalidade esportiva mais popular no país? Qual é? A corneta. E o rosto do Canarinho Pistola diz tudo isso.

A CBF, claro, adorou a história toda que aconteceu nesta quarta-feira. Até porque ela serviu de termômetro para definir de forma mais exata a diretriz a respeito do uso do rosto do Canarinho. Em novembro de 2016, por exemplo, o Canarinho Pistola esteve em uma creche de Belo Horizonte. Nas fotos, é possível ver que muitas crianças ficaram meio assustadas com o rosto intimidador do pistoleiro. Ou seja, sorrisos no rosto só quando estiver perto dos pequenininhos. Em jogos e demais aparições, Pistola neles. E rumo ao hexa.