Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Alô, Rússia, estou chegando! Brasil vence o Peru e fica perto da Copa

Seleção faz duelo duro em Lima, mas Gabriel Jesus e Philippe Coutinho desequilíbram no triunfo por 2 a 0. Com 27 pontos, classificação para o Mundial fica muito próxima

(foto:Pedro Martins/MowaPress)
Escrito por

A Seleção Brasileira de Tite precisou de apenas dois meses ou seis jogos para trocar a dúvida da vaga na Copa do Mundo da Rússia pela classificação praticamente assegurada. Em um duelo equilibrado contra o Peru, o Brasil não teve Neymar em noite inspirada, mas contou com atuações decisivas de Philippe Coutinho e, principalmente, Gabriel Jesus para vencer por 2 a 0. O atacante do Palmeiras abriu o placar e Renato Augusto deu números finais ao jogo desta quarta-feira, válido pela 12ª rodada das Eliminatórias.

Com o resultado, a Seleção se manteve na liderança, chegou aos 27 pontos e abriu quatro de distância para o Uruguai e nove para a Colômbia, a sexta colocada. Já o Peru, que vinha em ascensão, está em oitavo com 14 pontos. Na próxima rodada, que acontece em março do ano que vem, o Brasil visita o Uruguai, enquanto os peruanos jogam com a Venezuela também fora de casa.

O JOGO

Pela primeira vez desde que Tite assumiu, o Brasil sofreu uma pressão real e imediata. A Seleção foi sufocada pela euforia peruana nos primeiros dez minutos. Com velocidade e toques rápidos, os donos da casa chegaram duas vezes com perigo. Na primeira, Cueva reclamou de puxão (o lance foi duvidoso). Na segunda, Carrillo acertou a trave direita de Alisson.

Mesmo com o cenário desfavorável, a Seleção soube superar o momento adverso. Com troca de passes objetivas, sobretudo de Gabriel Jesus e Neymar, a equipe brasileira também assustou em chute de Paulinho e na cabeçada de Fernandinho após escanteio. A troca de posicionamento de Philippe Coutinho e Renato Augusto também facilitou a produção ofensiva.

No geral, os primeiros 45 minutos foram elétricos. As duas equipes fizeram um jogo franco e de boas possibilidades para ambos os lados, onde o toque final acabou sendo determinante para a primeira metade do duelo em Lima ter terminado sem gols e um destaque individual que se sobressaísse.

No início da etapa final, o Peru dava impressão de que repetiria a tática inicial. Mas desta vez não surtiu efeito. A Seleção soube neutralizar de maneira mais rápida o ímpeto dos donos da casa. Foi aí que um jogador em especial resolveu ser o ponto fundamental parta a quebra de equilíbrio no duelo: Philippe Coutinho.

O meia do Liverpool começou a encaixar jogadas de efeito e desnortear a marcação peruana. Em uma jogada ofensiva, ele brigou pela bola e contou com a sorte. O passe bateu em um jogador peruano e sobrou limpa para Gabriel Jesus, que com frieza de atacante abriu o placar.

A vantagem fez a Seleção ficar perigosa nos contra-ataque. O desenho da partida e da própria tabela obrigou Ricardo Gareca a arriscar. Tirou Carrillo e colocou Ruidiaz. O Peru voltou a se lançar ao ataque e criar perigo. Quase empatou com Nilson Loyola. Mas a sorte da equipe brasileira estava em dia.

Não só ela, como a eficiência. Para acabar com qualquer chance de zebra, Gabriel Jesus fez grande jogada e rolou para Renato Augusto bater cruzado e ampliar. Com a vitória praticamente assegurada, Willian e Douglas Costa tiveram alguns minutos para mostrar serviço. No fim, Paulinho quase deixou o seu. Segundo os cálculos de Tite, o Brasil precisaria de 28 pontos para garantir seu lugar na Copa da Rússia. Com 18 pontos seguidos e 27 na tabela, o objetivo fica por apenas um empate. O Mundial é logo alí!

FICHA TÉCNICA
PERU 0 X 2 BRASIL


Local: Estádio Nacional, Lima (PER)
Data-hora: 16/11/2016, à 0h15 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Auxiliares: Cristian de la Cruz (COL) e John Alexander León (COL)
Cartões amarelos: Nilson Loyola e Cueva (PER); Renato Augusto (BRA)
Gols: Gabriel Jesus - 12'/2ºT (0-1) e Renato Augusto - 33'/2ºT (0-2)

PERU: Gallese, Corzo (Advíncula - 32'/2ºT), Christian Ramos, Alberto Rodríguez e Nilson Loyola; Yotún, Pedro Aquino, Carrillo (Ruidiaz - 16'/2ºT), Andy Polo (Sánchez - 29'/2ºT) e Cueva; Guerrero  - Técnico: Ricardo Gareca

BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Paulinho e Renato Augusto; Philippe Coutinho (Douglas Costa - 40'/2ºT), Neymar e Gabriel Jesus (Willian - 36'/2ºT) - Técnico: Tite