Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

O Brasil no Qatar: banco na Rússia, Marquinhos é liderança na defesa da Seleção para 2022

Zagueiro fez parte do ciclo para a última Copa do Mundo, mas acabou ficando como opção. Desta vez, entretanto, camisa 4 é um dos pilares da equipe canarinho

Marquinhos é um dos grandes zagueiros da atualidade no futebol mundial (Foto: DAMIEN MEYER / AFP)
Escrito por

Titular na maior parte do ciclo da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2018, o zagueiro Marquinhos amargou o banco de reservas no Mundial da Rússia. A situação para o torneio deste ano, no Qatar, no entanto, é diferente para o defensor, que é nome certo na linha de zaga do time do técnico Tite.


Convocado na última segunda-feira, Marquinhos jogou 14 das 17 partidas do Brasil nas Eliminatórias Sul-Americanas, sendo titular em todas elas. Homem de confiança do treinador da equipe canarinho, o zagueiro do PSG vai além de apenas titular incontestável.

+ Veja a tabela, os jogos e os grupos da Copa do Mundo de 2022

Aos 28 anos, Marquinhos é um dos líderes da Seleção Brasileira. Se no último Mundial o zagueiro foi preterido por Miranda, que acabou sendo titular ao lado de Thiago Silva, hoje o atleta é considerado até como um dos capitães do time.

No auge técnico e físico, o defensor revelado pelo Corinthians está entre os grandes jogadores de sua posição no mundo. Ídolo do Paris Saint-Germain, Marquinhos é quem aparece para ser o dono da zaga brasileira para o próximo ciclo, quando Thiago Silva não estará mais.

Marquinhos será titular no Qatar (Foto: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT / AFP)

Com a Amarelinha, o zagueiro tem 71 partidas, com cinco gols marcados. O último tento foi justamente na Data Fifa de setembro, a última antes da Copa, no amistoso contra Gana. Marquinhos abriu o placar na vitória por 3 a 0.

+ Daniel Alves e Thiago Silva no topo! Veja quais são os brasileiros mais velhos em Copas do Mundo

Campeão olímpico e da Copa América, Marquinhos agora quer conquistar a Copa do Mundo para fechar a lista de todos os títulos possíveis com a Seleção Brasileira. Com a confiança de Tite, o defensor será peça fundamental na busca pelo hexacampeonato.