Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Neymar pode ficar fora da Copa? Entenda lesão no tornozelo e tempo médio de recuperação

Atacante sofreu entorse no tornozelo e será desfalque nos próximos jogos da Seleção

Neymar sofreu entorse no tornozelo contra a Sérvia (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)
Escrito por

Principal jogador da Seleção Brasileira, Neymar virou problema após sair da partida contra a Sérvia, na última quinta-feira, com dores no tornozelo direito. O camisa 10 teve uma entorse no local e será desfalque nos dois próximos jogos na Copa do Mundo. Abaixo, o LANCE! explica a lesão e o tempo médio de recuperação.


+ Cristiano Ronaldo entra em lista: saiba nomes que já jogaram a Copa desempregados

Neymar sofreu a lesão no segundo tempo da partida e saiu de campo chorando. Nesta sexta-feira, ele fez exames de imagem e já iniciou sessões de fisioterapia. A expectativa é que ele retorne a campo apenas em uma eventual oitavas de final. Além de Neymar, o lateral Danilo também sofreu uma entorse no tornozelo e está fora da fase de grupos.

+ Seleção Brasileira: Neymar e Danilo estão fora da fase de grupos da Copa do Mundo

O que é entorse no tornozelo?

A entorse, ou torção, no tornozelo é uma lesão comum no futebol. Ela acontece quando há "um movimento lateral do pé numa intensidade além do normal", de acordo com a definição da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Neste tipo de lance, os ligamentos da região são alongados até se romperem.

+ Tite minimiza lesão de Neymar na Seleção: 'Pode ter certeza que ele vai jogar a Copa'

Após a entorse, a parte de fora do tornozelo fica dolorida e inchada, assim como aconteceu com Neymar. O tempo médio de recuperação depende da gravidade da lesão e pode variar de dias, em casos leves, para meses, em casos mais graves.

Tornozelo de Neymar ficou inchado (GIUSEPPE CACACE/AFP)

De acordo com diretrizes da SBOT, há três níveis de gravidade: grau 1, quando há estiramento ligamentar; grau 2, quando ocorre lesão ligamentar parcial; e grau 3, quando há lesão ligamentar total.

O Brasil volta a campo na segunda-feira (28), diante da Suíça. A Seleção lidera o Grupo G com três pontos e pode garantir a classificação antecipada com uma vitória e um tropeço de Camarões (leia mais aqui).