Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Além de Son! Brasileiro na Coreia do Sul analisa pontos fortes do rival do Brasil nas oitavas da Copa do Mundo

GIlvan de Oliveira é chefe do departamento médico do Jeonbuk, time com mais títulos coreanos e que mais cedeu jogadores para esse Mundial<br>

Gilvan de Oliveira é chefe do departamento médico do Jeonbuk, da Coreia do Sul (Foto: Arquivo Pessoal)
Escrito por

Em qualquer análise fria da equipe da Coreia do Sul, que encara nesta segunda-feira (5), o Brasil, às 16h (de Brasília), no Estádio 974, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, acredita que a defesa brasileira precisa se preocupar com o craque da equipe Son Heung-min. Com certeza o camisa 7 e um dos destaque do Tottenham vai dar trabalho a defesa brasileira. Mas não é só ele. Chefe do departamento médico do Jeonbuk, maior campeão da Coreia, Gilvan de Oliveira, garante que o confronto não vai ser fácil.

+ Quantos gols Harry Kane fez na Copa do Mundo?

Recentemente, Brasil e Coreia do Sul fizeram um amistoso na capital coreana Seul, vencido por 5 a 1, para o Brasil. E segundo Gilvan, apesar do resultado, a equipe coreana chega para esse confronto de outra forma. O membro da comissão técnica do Jeonbuk acredita que a parte mental e física dos coreanos pode ser um grande diferencial nesse confronto.

- O ponto forte da seleção coreana é a disciplina, força mental, que é impressionante. Não podemos esquecer da força física. Procuram sempre um jogo mais forte e pegado. Podem surpreender sim o Brasil - garante Gilvan ao LANCE!, relembrando o amistoso recente:

- Vai ser bem diferente do amistoso que foi 5 a 1 para o Brasil. Foi um jogo comemorativo, com estádio cheio. A Coreia do Sul queria ganhar, isso é lógico, mas a maioria estava disputando torneios pelos seus times. Deve ser um jogo bem mais pegado, até por se tratar de uma Copa do Mundo.

+ Chaveamento da Copa do Mundo: veja cruzamentos do mata-mata até a final

Gilvan ainda destaca outros jogadores que podem ser diferencial para os sul-coreanos nesse confronto de oitavas de final. Em especial a linha defensiva dos comandados de Paulo Bento. Os dois laterais, inclusive, são titulares do Jeonbuk, os quais ele conhece muito bem.

Jeonbuk foi vice-campeão sul-coreano (Foto: Arquivo Pessoal)

- Na linha defensiva, chama muita atenção o Kim Jin-su (lateral-esquerdo). Ele é muito técnico e um dos líderes desse elenco. Entre seus pontos fortes, ele salta muito bem. Chuta bem e chega de trás com perigo. Recentemente lá no Jeonbuk fez um belo gol de fora da área. Acredito que pode complicar a vida do Brasil quando ele vem de trás - comentou Gilvan, lembrando que o lateral direito também possui características semelhantes:

- O Kim Moon-hwan (lateral-direito), que também joga no Jeonbuk, chega muito bem correndo em profundidade. Sabe fazer a linha de passe. É pequeno e ultrapassa as linhas com extrema velocidade. É bastante técnico também.

Ainda na defesa, Gilvan de Oliveira lembrou dos defensores, em especial Kim Min-jae , de 26 anos, e que atua no Napoli da Itália. O camisa 4 que não atuou contra Portugal, retorna ao time e pode atrapalhar a vida do ataque brasileiro, assim como os volantes da equipe.

- O Kim Min-jae é um jogador confiante, explosivo, rápido em espaços curtos. Atacantes da Seleção podem ter muita dificuldade com essa linha defensiva. O meio de campo marca muito, mordem muito. Onde tem bola tem sempre alguém tentando pegar. São técnicos O Son Joon-ho (volante) tem bolas longas perigosas.

O ponto forte da seleção coreana é a disciplina, força mental, que é impressionante. Não podemos esquecer da força física.

MEIO PARA FRENTE TALENTOSOS

Se não bastasse o sinal de alerta ligado para Son, a defesa brasileira ainda precisa abrir o olho para outros dois jogadores da equipe sul-coreana: o camisa 10, Lee Jae-sung, que atua no Mainz, da Alemanha e o centroavante Cho Gue-sung, camisa 9, e que foi artilheiro do Campeonato Coreano, jogando justamente no segundo turno com a camisa do Jeonbuk.

- O Lee Jae-sung foi nosso jogador no Jeonbuk. Sempre chamo ele de Messi coreano ou Ronaldinho coreano (risos). Ele é muito forte na bola parada, quebra linhas com dribles curtos e passes precisos. Se der espaço ele faz a diferença - analisou Gilvan.

Em relação ao Cho Gue-sung, o chefe do departamento médico do Jeonbuk alertou para o que pode complicar a vida da defesa do Brasil. Sung já marcou dois gols nessa Copa do Mundo, ambos na vitória de 3 a 2 contra Gana, e foi o artilheiro no torneio nacional com 17 gols assinalados.

- O ponto alto da Coreia, é um jogador que não é muito badalado, o Cho Gue-sung. Ele vai dar muita dificuldade para o Marquinhos e Thiago Silva. É forte e rápido, entende muito bem o jogo. Gosta muito de contato. Deixou até o Cristiano Ronaldo irritado. Foi artilheiro na Coreia com bem menos jogos que os outros. Tem um jogo limpo, chuta com as duas de qualquer lado do campo. Impressionante a força que tem. Fez dois gols de cabeça, o que não surpreende, por ser muito bom nesse quesito. Uma forte intensidade física. Corre até os 45 do segundo tempo, com a mesma intensidade o jogo todo - alertou.

Coreia venceu perdeu para Gana na fase de grupos do Mundial (Foto: JUNG Yeon-je / AFP)

O ponto alto da Coreia, é um jogador que não é muito badalado, o Cho Gue-sung. Ele vai dar muita dificuldade para o Marquinhos e Thiago Silva. É forte e rápido, entende muito bem o jogo.

CONHEÇA O JEONBUK MOTORS

O Jeonbuk é o maior campeão do Campeonato Sul-Coreano, que teve sua primeira edição em 1983. A equipe de Gilvan de Oliveira soma nove títulos ao todo, sendo um pentacampeonato consecutivo, conquistado entre os anos de 2017 e 2021. Na temporada atual, acabou ficando com o vice-campeonato para o Ulsan Hyundai.

+ Com Neymar, Brasil fecha preparação para enfrentar a Coreia do Sul; veja provável escalação

Além dos títulos coreanos, o Jeonbuk já conquistou a Liga dos Campeões da Ásia em duas oportunidades, em 2006 e 2016. Na disputa do Mundial de Clubes, ficou em quinto lugar em ambos os anos, ao perder para o América do México nas duas oportunidades.

No elenco atual, o único brasileiro é Gustavo, ex-Corinthians e Internacional. Dos 26 convocados da seleção da Coreia do Sul, o Jeonbuk conta com seis jogadores, três a mais que o Ulsan.

VEJA OS JOGADORES DO JEONBUK NA COPA DO MUNDO

Song Bum-keun, Goleiro - 24 anos
Kim Jin-su, Lateral-esquerdo - 30 anos
Kim Moon-hwan, Lateral-direito - 26 anos
Paik Seung-ho, Meia - 25 anos
Cho Gue-sung, Atacante - 24 anos
Song Min-kyu, Atacante - 22 anos