Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Mineirão é palco de boas lembranças para o Brasil contra a Argentina

No Gigante da Pampulha, foram cinco jogos e nenhuma derrota da equipe brasileira diante da seleção albiceleste. O duelo de terça-feira será o sexto encontro em Belo Horizonte

A última vez que a Argentina encarou o Brasil no Mineirão, foi derrotada por 3 a 1, em 2016, pelas eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia-(Foto: AFP PHOTO)
Escrito por

O duelo entre Brasil e Argentina, na próxima terça-feira, 2 de julho, às 21h30, no Mineirão, pela semifinal da Copa América, traz ótimas lembranças para a equipe brasileira.

Em cinco encontros no Gigante da Pampulha na história, desde 1968, a Seleção não saiu derrotada em nenhuma oportunidade contra os argentinos. Esse retrospecto positivo pode ser um item a mais não só para incentivar a equipe comandada por Tite, após a suada classificação nos pênaltis contra o Paraguai, em Porto Alegre, mas também deixar o torcedor otimista com um triunfo diante dos maiores rivais no futebol mundial.

O primeiro jogo entre brasileiros e argentinos em Minas aconteceu no dia 11 de agosto de 1968, em amistoso. A Seleção naquela oportunidade tinha jogadores mineiros, de Cruzeiro, América e Atlético, representando o time nacional naquela oportunidade. Craques como Dirceu Lopes, Raul, Tostão ajudaram o Brasil a vencer por 3 a 2, com gols de Evaldo, Rodrigues e Dirceu para a Seleção, e Alberto Rendo e Angel Silva descontando para os hermanos.

Sete anos depois, em 1975, o encontro foi pela Copa América, que na época era disputada em sistema de jogos de ida e volta para definir o campeão. No jogo do Mineirão, no dia 6 de agosto daquele ano, outra vitória canarinho, desta vez por 2 a 1, graças a dois gols do lateral-direito Nelinho, sendo um deles um golaço de falta, marca registrada do jogador do Cruzeiro na época.

Confrontos recentes, todos valendo vaga na Copa do Mundo

Após o jogo de 1975, a Seleção ficou 29 anos sem duelar contra a Argentina no Mineirão. O retorno do clássico no estádio aconteceu no dia 2 de junho de 2004, em partida válida pelas eliminatórias da Copa Mundo da Alemanha, que foi disputada em 2006. E naquele dia Ronaldo Fenômeno foi o dono da noite. O craque da camisa 9 marcou três vezes, todas de pênalti, mas sem tirar o brilho da equipe, que fez um grande jogo e saiu de campo merecedora da vitória. Foi a última partida do Fenômeno no estádio que o revelou para o mundo, quando jogou pelo Cruzeiro, com a camisa da Seleção.

Quatro anos depois, no dia 16 de junho de 2008, mais uma partida de eliminatória. Desta vez para a Copa de 2010, na África do Sul. Com um time renovado por Dunga, campeão da Copa América de 2007, justamente em cima dos argentinos. Mas a equipe brasileira não conseguiu se impor e acabou terminando o jogo em um empate por 0 a 0, com parte da torcida mineira vaiando o time nacional.

As pazes com os mineiros vieram oito anos depois, em 2016, já com a geração de Neymar, Gabriel Jesus e Philippe Coutinho buscando uma vaga no Mundial da Rússia. O trio estava inspirado e o Brasil, já sob o comando de Tite, que assumira no lugar de Dunga, após péssimo início de eliminatória, aplicou um expressivo 3 a 0 na equipe de Messi, com gols de Neymar, Philippe Coutinho e Paulinho. O resultado deixou o torcedor animado e confiante numa campanha com chances de trazer o hexacampeonato na Rússia, que acabou não vindo.

Chance de redenção

Já o encontro da próxima terça-feira, no Mineirão, será a oportunidade desse grupo de jogadores de Tite melhorar a imagem após o fiasco na Copa da Rússia e das atuações ruins dentro da própria Copa América, quando sofreu na primeira fase e quartas de final com empates diante da Venezuela e Paraguai, sem apresentar um bom futebol que empolgasse o torcedor brasileiro.

Sem Neymar como referência técnica, Tite ainda busca no coletivo algo capaz de produzir um jogo de bom nível para diminuir as críticas e partir para outra conquista de Copa América em solo brasileiro.

Confira abaixo todos os jogos do Brasil contra a Argentina no Mineirão

Brasil 3 x 2 Argentina-11/8/1968- Amistoso
Gols: Evaldo, Rodrigues e Dirceu(Brasil). Alberto Rendo e Angel Silva(Argentina)

Brasil 2 x 1 Argentina-6/8/1975- Copa América
Gols: Nelinho, duas vezes(Brasil). Asad(Argentina)

Brasil 3 x 1 Argentina-2/6/2004- Eliminatórias para a Copa do Mundo da Alemanha
Gols: Ronaldo, três vezes(Brasil). Sorín(Argentina)

Brasil 0 x 0 Argentina-18/6/2008- Eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul

Brasil 3 x 0 Argentina-10/11/2016- Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia
Gols: Neymar, Paulinho e Philippe Coutinho(Brasil).