Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Local de treino da Seleção, Estádio da Colina ‘já viu’ Pelé e Zico e passou por obras para a Copa de 2014

Palco dos primeiros treinos do Brasil visando o jogo contra o Uruguai, pelas Eliminatórias, estádio já recebeu lendas do futebol e carrega tradição em Manaus

Estádio da Colina, em Manaus (Foto: Divulgação / Seinfra)
Escrito por

O Brasil inicia a preparação visando a partida contra o Uruguai, nesta quinta-feira, pelas Eliminatórias à Copa do Mundo, em um local cercado de tradição em Manaus. O time comandado por Tite estará no Estádio da Colina às 16h - 17h no horário de Brasília.

O Estádio Ismael Benigno foi, principalmente nos anos 70 e 80, o estádio mais importante de Manaus. O nome é em homenagem a um ex-presidente do São Raimundo, um dos principais times do estado. Atualmente, o estádio recebe apenas jogos de pequeno porte - a Arena da Amazônia é o "carro-chefe" da cidade.

CRAQUES PASSARAM NO ESTÁDIO
Mesmo sem atrair os holofotes em Manaus há anos, o Estádio da Colina tem um currículo respeitável de jogadores que já passaram por aqueles gramados. Nesta terça-feira, esta lista vai aumentar - mesmo que apenas em treino.

Em 1971, o Santos veio à Manaus para realizar um torneio amistoso. O jogo contra o Nacional-AM foi apertado, mas Pelé fez a diferença para o Peixe sair vitorioso por 2 a 1. Na época, o estádio ainda era chamado de Gilberto Mestrinho.

Em 1983, o Rio Negro segurou o Flamengo - que viria a ser campeão meses depois - por 1 a 1 em uma partida do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro veio às terras amazonenses com força máxima, tendo Zico - autor do gol dos cariocas no duelo -, Andrade, Júnior e companhia em campo. Tiquinho marcou o gol para o time da casa.

QUEDA
Apesar de jogos bem atrativos no período citado, a média caiu na segunda metade dos anos 80 e 90. Já sem investimento e com poucos times em uma posição de relevância no futebol brasileiro, o Estádio da Colina ficou entregue às moscas.

A arena passou por uma obra para reparar instalações básicas, como reforma do gramado e base das arquibancadas, no final dos anos 90. Contudo, já era tarde: os times locais não estavam mais em uma posição alta na prateleira do Brasileirão, o que inviabilizou a presença de times de grande expressão a jogarem em Manaus.

COPA DE 2014
Quando Manaus foi confirmada como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, o Estádio da Colina foi selecionado como um dos locais que serviriam como centro de treinamento para as seleções que viessem jogar na cidade.

Para isto, a antiga instalação foi demolida e o Governo de Amazonas construiu um novo estádio, com capacidade para pouco mais de dez mil torcedores, no local. A instituição assumiu o controle da arena, com uma licitação válida por 20 anos. O São Raimundo, antigo dono do estádio, perdeu o controle total do local, recebendo apenas controle nos jogos em que é mandante.

PROGRAMAÇÃO DA SELEÇÃO
Quarenta anos depois dos "anos dourados", o Estádio da Colina voltará a aparecer com relevância nacional. Nesta terça-feira, os comandados de Tite treinarão no local.

Havia um treino programado para esta segunda-feira, mas a atividade foi cancelada e os jogadores receberam folga. Atletas e comissão técnica foram para um sítio e retornaram para Manaus apenas durante a parte da noite, após às 20h - 21h no horário de Brasília.