Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

LANCE! Espresso: Tite precisa achar mais protagonistas na Seleção

'A dependência em relação a Neymar é um problema ainda sem solução'

Tite e Neymar em treino na Copa. Na nova fase pós-Mundial, Neymar será capitão (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

Logo depois da Copa de 2010, Mano Menezes assumiu o comando da Seleção Brasileira e o primeiro teste foi justamente um amistoso contra os EUA, quando enfim Ganso e Neymar vestiram a camisa amarela. Os norte-americanos reaparecem após mais uma Copa, mas em um cenário de menor transformação. O hexa não foi conquistado na Rússia, mas a CBF acertou ao manter Tite no comando. Não significa, porém, que apenas o azar eliminou o Brasil na Copa. A dependência em relação a Neymar é um problema ainda sem solução. Ainda mais quando faltou equilíbrio emocional ao camisa 10. Tite, que na coletiva de ontem devolveu a faixa de capitão a Neymar, parece propenso a investir em jovens com potencial de se tornarem titulares até o Qatar. São os casos de Richarlison, que hoje brilha na Premier League, Arthur, que já é titular do Barcelona, e Lucas Paquetá, revelação do Flamengo. Os resultados nas partidas contra EUA (hoje, 20h30) e El Salvador (dia 11) são completamente secundários. O que está em jogo é enxergar desde já a necessidade de se formar um time-base bem diferente para a próxima Copa. Provavelmente com Neymar, mas - quem sabe - recheado de novos protagonistas. É só o primeiro passo, mas o time de Tite tem condição de recuperar o brilho coletivo que mostrou nas Eliminatórias, o melhor futebol da Seleção em muitos anos.

Quer ler mais opinião e informação todos os dias? O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. É uma leitura rápida e saborosa como aquele cafezinho de todos os dias, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises e contextualização de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.