Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 12/11/2022
23:07
Atualizado em 13/11/2022
08:49
Compartilhar

A uma semana para o começo da Copa do Mundo, a escalação da Seleção Brasileira ainda causa dúvidas para Tite. Não seria errado dizer que o treinador dispõe de um arsenal ofensivo que causaria inveja em outras equipes do Mundial - são nove atacantes convocados. É justamente este o setor que gera algumas confusões.

+ Presidente da CBF diz que Brasil é um dos favoritos ao título da Copa, mas pede calma: 'Pés no chão'

Com uma formação pautada em um meio-campo mais equilibrado em praticamente todas as Eliminatórias, com Fred e Casemiro formando a dupla de volantes, este número talvez possa ficar para trás.

A ascensão meteórica de Vini Jr, eleito o 8º melhor jogador do mundo na última temporada pelo Real Madrid-ESP, coloca uma "pulga atrás da orelha" e faz a comissão estudar possibilidades em como escalá-lo no onze inicial. No lugar de Fred? De Paquetá, que atua mais para o lado esquerdo do campo, região do camisa 20?

Formação 'mais equilibrada' (Foto: Reprodução/Chosen11)

O meia do West Ham-ING é um dos atletas que possui o maior símbolo de confiança de Tite. Por atuar em várias faixas diferentes do setor, já o fez como um "ponta-criador", um segundo volante e até mesmo um meia de armação. Em entrevista ao LANCE! no mês passado, o treinador elogiou o camisa 7.

+ O Brasil no Qatar: homem de confiança de Tite, Lucas Paquetá é titular com méritos na Seleção

A questão, portanto, vai mais em um meio-campo mais equilibrado, mantendo Fred e Casemiro como volantes e Paquetá na linha mais avançada, ou uma ligação mais ofensiva, recuando o atleta do West Ham e trazendo Vini Jr para a ponta.

Formação 'mais ofensiva' (Foto: Reprodução/Chosen11)

É difícil imaginar um panorama concreto para a resposta antes dos treinos da Seleção Brasileira no CT da Juventus, em Turim. A Canarinho fará atividades no local entre os dias 14 e 19 até embarcar ao Qatar para a disputa do Qatar.

DUELOS "INDIVIDUAIS"

A parte da formatação tática é a principal, mas duelos "individuais" entre os próprios jogadores também devem marcar a rotina das atividades na Itália.

Não se sabe se Richarlison, pela lesão recente sofrida na panturrilha, está com 100% das condições físicas - apesar do 'Pombo' ter voltado a ser titular pelo Tottenham-ING no último jogo da equipe antes do Mundial. Gabriel Jesus, do Arsenal-ING, aparece como alternativa.

Tite é o treinador da Seleção Brasileira (Foto: Armando Paiva/LANCE!)

No meio-campo, Fred também vive outro "embate". Além da questão da estrutura, ele também vê a ascensão de Bruno Guimarães, um dos destaques do Newcastle-ING, aparecer. O atleta não participou dos amistosos contra Tunísia e Gana, na última Data Fifa, por problema física, mas a comissão tinha o desejo de testá-lo no onze inicial à época.

+ Seleção: Alisson opera milagre e se destaca em vitória do Liverpool na Premier League

A comissão técnica terá seis dias para sanar as dúvidas. A estreia no Mundial está marcada para o dia 24, a quinta-feira da próxima semana, contra a Sérvia, às 16h (de Brasília).

Siga o Lance! no Google News