Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Filhos do penta liderados por fã de Tite: Brasil estreia no Mundial sub-17

Geração 2002 inicia busca pelo título em casa neste sábado, contra o Canadá, em Brasília

Jeito de garoto, futebol de gente grande: Seleção inicia caminhada no Mundial sub-17  (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

Onde você estava quando o Brasil venceu a Alemanha por 2 a 0 e foi pentacampeão mundial? O elenco da Seleção sub-17 não saberia responder à pergunta. Isso porque, em 2002, todos os 21 convocados pelo técnico Guilherme Dalla Déa ou eram recém-nascidos, ou ainda não haviam chegado ao mundo. 

Os "filhos do penta" iniciam a caminhada pelo terceiro título do Campeonato Mundial da categoria neste sábado, às 17h, contra o Canadá. As equipes se enfrentam no estádio Bezerrão, em Gama - cidade-satélite de Brasília. O time canarinho está no Grupo A do torneio, completado por Angola e Nova Zelândia. A Inglaterra, atual campeã, não estará nesta edição. 

Para levar os garotos do Brasil ao título em casa, Dalla Déa tem uma referência igualmente caseira: Adenor Bachi, ou Tite. O treinador escalará a sub-17 inicialmente em um 4-1-4-1, esquema que consagrou o ex-corintiano, e encheu de elogios o comandante da Seleção principal.

- O professor Tite é um dos maiores treinadores do mundo e tenho essa felicidade de ter convívio com ele dentro da sede. Hoje me vejo muito parecido com ele e também tenho muitas variações, o que acho importante na base. Acho que não pode ficar refém de um sistema. É referência pra mim sim. É uma pessoa muito ética, estuda muito o futebol, e que trouxe muito para mim – comentou o técnico do time sub-17.

Dalla Déa em coletiva no Bezerrão (Foto: Alexandre Loureiro/CBF)

Para a estreia em Brasília, todos os 14,7 mil ingressos foram vendidos. De acordo com Dalla Déa, jogar um bom futebol é a melhor forma de aliviar qualquer tipo de cobrança e conquistar o apoio da torcida brasiliense. 

– O Brasil tem responsabilidade muito grande dentro da competição. É uma responsabilidade grande que todos sabemos, mas mais importante é que todos nós façamos o melhor para que a gente traga para o nosso povo um futebol envolvente e alegre. Transforme essa pressão em um bom jogo, de forma alegre e ousada – disse o técnico.

A escalação está definida. Neste sábado, o time brasileiro vai vai a campo com: Matheus Donelli (Corinthians); Yan (Coritiba), Luan Patrick (Athletico-PR), Henri (Palmeiras) e Patryck (São Paulo); Daniel Cabral (Flamengo); Gabriel Veron (Palmeiras), Talles Costa (São Paulo), Peglow (Internacional) e Talles Magno (Vasco); Kaio Jorge (Santos).

O segundo jogo no Mundial sub-17 contra a Nova Zelândia, na próxima terça-feira, novamente no Bezerrão, na capital federal.