Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De ‘famoso quem’ a titular absoluto, Raphinha aproveita início meteórico pela Seleção Brasileira

Após se destacar contra o Uruguai, atacante começará jogando contra a Colômbia, jogo que pode carimbar a classificação brasileira para a Copa do Mundo

Contra o Uruguai, em Manaus, Raphinha foi 'o cara' do jogo (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
Escrito por

Avassaladora, certamente seja essa a palavra ideal para definir o início da trajetória do atacante Raphinha com a Seleção Brasileira. 

O famoso "quem?" para muitos torcedores, principalmente aqueles que não estão muito ligados no futebol internacional, chegou chegando com a camisa verde e amarela e será titular no duelo contra a Colômbia, nesta quinta-feira (11), às 21h30, na Neo Química Arena, que pode confirmar a classificação brasileira para a Copa do Mundo do Catar, em 2022. 

Os números não mentem e ainda reforçam a importância do atacante no grupo do Brasil. No empate em 0 a 0 contra os próprios colombianos, há um mês, em Barranquilla, o jogador entrou aos 16 minutos do segundo tempo, no lugar de Gabigol, e deu uma nova dinâmica pelos lados do campo e foi responsável por criar as melhores oportunidades para abrir o marcador.

A boa atuação na Colômbia credenciou Raphinha a ser titular contra o Uruguai, em Manaus, e ali ele fez a festa. Dois gols marcados e show no que foi uma das melhores atuações brasileiras nesta Eliminatória. 

Um jogador sem muitas expectativas para a torcida que agora virou o menino dos olhos, gera ao técnico Tite um cuidado para que o atleta possa manter a regularidade. 

- Expectativa e realidade, Quando a gente não gera uma expectativa muito grande sobre um atleta, que não tinha evidência no Brasil, tudo o que ele fizer é legal. Da mesma forma que você entende que elevar o sarrafo da expectativa, tudo o que ele fizer, não alcança. Início dele é impressionante, retrospecto no Leeds e na Seleção é forte, mas tenho que ter discernimento que a oscilação vai acontecer, e que não seja muito grande e ele auxilie a equipe. E a partir desse bom, tenha um nível de excelência grande - afirmou o treinador da Seleção Brasileira em entrevista coletiva virtual concedida na véspera do duelo contra a Colômbia. 

No último treinamento antes do duelo contra os colombianos, realizado na quarta-feira (10), no CT Joaquim Grava, o técnico brasileiro manteve Raphinha entre os 11 que vão começar jogando nesta quinta-feira (11). O atacante foi o dono do lado direito ofensivo, em uma ideia tática do Tite em utilizar pelas pontas atletas de maior capacidade de armação, como Lucas Paquetá, que fará o lado esquerdo, e ofensivos, para atacar os espaços, caso de Rapha. 

Revelado pelo Avaí, Raphinha jogou pouco no futebol brasileiro e logo se transferiu para o Vitória de Guimarães, de Portugal. No país lusitano, também passou pelo Sporting, antes de se transferir para o Rennes, da França, e posteriormente ao Leeds United, da Inglaterra, clube que defende há duas temporadas e tem 11 gols e nove assistências em 41 jogos disputados.