Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Uruguai
Escudo do Uruguai
1
4
escudo default
Brasil

A Copa é logo ali! Paulinho arrebenta e Brasil goleia o Uruguai de virada

Volante marca incríveis três gols no Centenário e coloca a si próprio e a Seleção na história. Vaga para a Rússia fica a um passo. Neymar também faz bonito com golaço por cobertura

AFP
Escrito por

Há lugares que nasceram para presenciar a história. Tempos sagrados que chamam os grandes feitos. O Estádio Centenário, em Montevidéu, é um lugar assim. Patrimônio do futebol mundial, o palco presenciou mais um grande momento nesta quinta-feira. E para sorte dos brasileiros, azar dos uruguaios, a obra foi pintada de verde e amarelo. Com autoridade, O Brasil venceu a Celeste por 4 a 1 e torno-se a primeira seleção a vencer sete jogos consecutivos na mesma Eliminatórias Sul-Americana.

O resultado mais do que encaminha a classificação da Seleção para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia. Nas contas de Tite, o Brasil, com 30 pontos, já está lá. Graças à genialidade de Neymar, autor de um golaço em nova grande jornada, e, sobretudo, do oportunismo impressionante do volante Paulinho. Em uma atuação de gala, ele marcou incríveis três gols e tornou-se o volante com mais gols pela Seleção na história: nove.

Uma noite memorável para Paulinho, para o o Brasil, mas não foi necessariamente fácil. A pressão do abarrotado Centenário cresceu quando logo aos oito minutos Marcelo recuou mal uma bola de peito para Alisson. O esperto e excelente Cavani chegou antes e sofreu pênalti do goleiro brasileiro. Ele mesmo cobrou e abriu o placar.

No entanto, a organizada equipe de Tite – oito jogos e oito vitórias na Seleção – não se abalou. Com muito mais posse de bola em praticamente toda partida, o Brasil se impôs e foi abrindo espaço entre os uruguaios, principalmente em cima do lento zagueiro Coates.

O primeiro gol de Paulinho foi uma bomba de fora da área, ao melhor estilo dele, que já havia derrubado o Uruguai na semifinal da Copa das Confederações de 2013. O segundo e o terceiro, quarto do Brasil já no fim do jogo, foi chegando com a força característica dentro da área. Efetividade.

Houve ainda espaço para Neymar deixar sua marca de craque, ora pois. Antes do quarto gol, a vitória na corrida sobre o pobre Coates foi complementada com um toque por cima do goleiro. Brilhante. O terceiro gol do Brasil em Montevidéu foi o de número 51 do atacante pelo Brasil.

Palco da primeira final de Copa do Mundo em 1930, o Centenário viu o Brasil praticamente se garantir como a única seleção que nunca ficou fora de Mundial. A história novamente foi escrita. Sorte de Tite. Sorte de Paulinho. Sorte de Neymar. Sorte do Brasil.


FICHA TÉCNICA

URUGUAI 1 X 4 BRASIL
Local: Estadio Centenário, Montevidéu (URU)
Data-Hora: 23/3/2017 - 20h
Árbitro: Patricio Lousteau (ARG)
Auxiliares: Diego Bonfa (ARG) e Gustavo Rossi (ARG)
Público/renda: Não disponíveis
Cartões amarelos: Maxi Pereira, Coates e Godín (URU), Marcelo, Daniel Alves e Casemiro (BRA)
Cartões vermelhos: -
Gols: Cavani (9'/1ºT) (1-0), Paulinho (18'/1ºT), Paulinho (6'/2ºT) (1-2), Neymar (29'/2ºT) (1-3), Paulinho (47'/2ºT) (1-4)

URUGUAI: Martín Silva; Maxi Pereira, Coates, Godín e Gastón Silva; Arévalo Ríos, Vecino, Carlos Sánchez (Abel Hernández, aos 31'/2ºT) e Cristian Rodríguez; Diego Rolán (Stuani, aos 12'/2ºT) e Edison Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.

BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Philippe Coutinho (Willian, aos 40'/2ºT), Paulinho, Renato Augusto (Fernandinho, aos 36'/2ºT) e Neymar; Roberto Firmino (Diego Souza, aos 43'/2ºT). Técnico: Tite.